Descrição de chapéu Livros

Crítico literário e historiador das ideias Jean Starobinski morre aos 98 anos

Pensador publicou livros como 'A Tinta da Melancolia' e 'Montaigne em Movimento'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jean Starobinski, em 2010, em sua biblioteca
Jean Starobinski, em 2010, em sua biblioteca - Biblioteca Nacional da Suíça/Divulgação
São Paulo

O crítico literário, historiador das ideias e ensaísta Jean Starobinski morreu, nesta segunda-feira (4), em Morges, na Suíça, aos 98 anos. Autor de uma obra vasta, ele publicou livros como "A Tinta da Melancolia", "Jean Jacques Russeau - A Transparência e o Obstáculo" e "Montaigne em Movimento", entre outros. Ele é publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

A morte foi confirmada à imprensa francesa por sua viúva e os três filhos. "[Starobinski] foi enterrado numa cerimônia fechada para familiares nesta quarta-feira", diz o comunicado. A causa da morte não fui divulgada.

Nascido em 1920, filho de pais poloneses, ele era também médico psiquiatra. Chegou a lecionar nas universidades de Genebra, onde nasceu, e na John Hopkins. Na cidade suíça, deu aulas de história das ideias e literatura francesa até 1985. Depois disso, lecionaria no prestigiado Collège de France, em Paris, entre outras instituições europeias.

Dentro da cultura francesa, além de Rousseau, escreveu ainda sobre Voltaire, Diderot e Montaigne. Seu interesse pela história da melancolia nasceu de sua carreira como psiquiatra —sua tese de conclusão de curso em medicina, em 1960, já tratava do assunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.