Descrição de chapéu Televisão

Documentário apresenta a escritora feminista Rosiska Darcy de Oliveira

'Elogio da Liberdade' conta a história da imortal da ABL e fundadora de ONGs que lutam pelos direitos das mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante quatro dias de dezembro de 2017, sentada em um banco ao ar livre, Rosiska Darcy de Oliveira falou de si mesma para as câmeras. Habituada a discursar em público e a dar entrevistas na televisão, a escritora logo reparou que a empreitada não era tão fácil quanto parecia.

“Precisei adaptar o ritmo da minha fala às necessidades do cinema”, contou ela em entrevista à Folha, por telefone. “Além do mais, nunca é fácil rever a própria vida. Foi um processo profundo e emocionante”.

Este longo depoimento é a espinha dorsal do documentário “Elogio da Liberdade”, o primeiro trabalho como diretora da atriz Bianca Comparato (a Michele da série “3%”, da Netflix), que o canal Max, ligado à HBO, exibe às 21h deste domingo (31).

Cena do filme "Elogio da Liberdade", de Bianca Comparato
Cena do filme "Elogio da Liberdade", de Bianca Comparato - Divulgação

“Rosiska é amiga de longa data da minha mãe”, disse Bianca —a atriz e diretora é filha da fonoaudióloga Leila Mendes com o roteirista Doc Comparato. “No entanto, faz só uns cinco anos que eu me dei conta da importância dela. Daí surgiu a vontade de fazer este filme.”

Eleita para a Academia Brasileira de Letras em 2013, a escritora, jornalista e advogada Rosiska Darcy de Oliveira, 75, é uma das pioneiras do feminismo no Brasil e tem 15 livros publicados. Um deles, a coletânea de ensaios “Elogio da Diferença”, serviu de inspiração para o título do documentário.
 
A produção cobre toda a trajetória de Rosiska, da infância privilegiada na classe alta do Rio de Janeiro até os dias de hoje. “A partir do momento em que comecei a estudar, percebi que teria que batalhar por mais espaço”, afirmou ela na entrevista.

Casada há 52 anos com o diplomata Miguel Darcy de Oliveira, Rosiska decidiu ainda jovem que não queria ter filhos. O casal passou uma década vivendo em Genebra, na Suíça, para escapar da perseguição da ditadura militar brasileira. Depois, já de volta ao país, a escritora foi trabalhar com o educador Paulo Freire, no Brasil e na Guiné-Bissau.

Só essas credenciais já lhe garantiriam o rótulo de “esquerdopata” na ala direita das redes sociais. Mas Rosiska vai além: é feminista de raiz e fundadora de ONGs que lutam pelos direitos das mulheres, além de autora de uma vasta literatura sobre o assunto.

“Acho que é muito oportuno o filme estar sendo lançado neste momento”, continua Rosiska. “Tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo é uma reação ao avanço das mulheres. É o resultado do medo que os homens têm do feminismo. Nunca fomos alvo de tantas infâmias como agora”.

Rosiska Darcy de Oliveira e Miguel Darcy de Oliveira na cerimônia de posse de Joaquim Falcão na Academia Brasileira de Letras
Rosiska Darcy de Oliveira e Miguel Darcy de Oliveira na cerimônia de posse de Joaquim Falcão na Academia Brasileira de Letras - Raquel Cunha/Folhapress

O processo de montagem de “Elogio da Liberdade” durou cerca de um ano. As falas de Rosiska foram intercaladas com imagens de seu arquivo pessoal e de telejornais antigos. 

Mas algumas cenas não estavam previstas no roteiro original: é o caso das manifestações das campanhas #EleNão, contra Jair Bolsonaro, ou pelo aborto legalizado, na Argentina. Também foi incluído um trecho de um discurso da ex-vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

O resultado é didático sem ser chato e bastante fluido: o espectador sai com a sensação de que conversou com ela durante uma hora e meia. Sem maiores arroubos, Bianca Comparato demonstra segurança em sua estreia como cineasta, apoiada pelo carisma da biografada.

“O feminismo foi o movimento mais importante do século 20 e, apesar de tudo, segue firme”, concluiu Rosiska. “Nunca se deve perder a esperança, nem a capacidade de resistência”.

Elogio da Liberdade
Neste domingo (31), no canal Max, às 21h; reprise em 25/4, às 23h, e em 27/4, às 11h05.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.