Instituto Mário Cravo Neto abre edital para projetos de ensaio fotográfico

Além de premiação, entidade cria festival de fotografia em Salvador e lança revista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instituto Mário Cravo Neto, de Salvador, lançou neste mês um edital que vai premiar com R$ 25 mil um fotógrafo em começo de carreira para subsidiar um projeto de ensaio fotográfico.

Até o domingo (31), a instituição organiza na capital baiana o Festival Transatlântico de Fotografia, que ocupa a Casa Castro Alves, no centro histórico, com fotografias de Claudia Andujar, Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Marc Ferrez e da coleção de retratos colorizados de  Titus Riedl.

Criado em 2017 pelo filho do fotógrafo, Christian Cravo, também ele fotógrafo, o Instituto preserva o acervo de Mário Cravo Neto, morto em 2009, e busca difundir a fotografia.

Christian, que diz esperar que o festival se realize anualmente em Salvador, frisa a conexão da obra do pai com a cidade. "Ele trabalhou intensamente por quatro décadas em torno da cultura baiana e em torno da religião que nos une, de uma ideia de ser transatlântico, de ser miscigenado", diz.

Além do edital de premiação e do festival, que neste ano reuniu palestras como as do documentarista Marco del Fiol e da historiadora Wlamyra Albuquerque na Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo —a do filme "O Pagador de Promessas"—, o instituto lança uma revista de fotografia, que também deve ser anual.

As inscrições para o prêmio devem ser feitas até o dia 31 de julho e o edital está disponível no site do Instituto Mário Cravo Neto, o imcn.com.br

A jornalista viajou a convite do Festival Transatlântico de Fotografia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.