Keith Flint, vocalista da banda eletrônica The Prodigy, morre aos 49 anos

Músico cometeu suicídio, segundo um post do grupo em rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Keith Flint durante show do Prodigy, em 2006
Keith Flint durante show do Prodigy, em 2006 - Alessia Pierdomenico/Reuters
São Paulo | Com agências de notícia

O vocalista do grupo britânico de música eletrônica The Prodigy, Keith Flint, foi encontrado morto nesta segunda (4) em sua casa, no condado de Essex, a leste de Londres. Ele tinha 49 anos.

O músico cometeu suicídio, segundo um post publicado no perfil oficial da banda no Instagram.

"A notícia é verdadeira, não posso acreditar que estou dizendo isso, mas nosso irmão Keith tirou a própria vida no fim de semana. Estou chocado, com raiva, confuso e com o coração partido... Irmão Liam", diz a publicação. Liam Howlett é tecladista e compositor do Prodigy. 

Anteriormente, em um comunicado à imprensa, a banda afirmou: "É com grande emoção e profunda tristeza que devemos confirmar a morte de nosso irmão e amigo Keith Flint". "Um verdadeiro pioneiro, inovador, uma lenda. Para sempre sentiremos sua falta." 

A morte de  Flint coincide com o início da turnê internacional para promover "No Tourists", o sétimo álbum do grupo. Eles tinham shows previstos na Colômbia e na Áustria, no início de abril, nos Estados Unidos, em maio, e na França, durante o verão europeu.

A banda se apresentou no Brasil pela última vez em 2011, no festival XXXperience. Eles já tinham tocado no país em 2009, 2006, 1999 e 1998.

Personagem carismático de estilo demoníaco, com cabelos espetados, piercings e tatuagens que assustavam crianças, Flint conquistou o público com a música "Firestarter", em 1996. 

Misturando elementos do punk e da dance music, ajudou a fazer do The Prodigy uma das bandas mais influentes na cena rave underground após o lançamento do álbum "The Fat Of The Land", em 1997, que inclui o polêmico hit "Smack My Bitch Up".

"Havia uma disposição real de não fazer concessões", disse Flint à AFP, em 2015. "Nós realmente precisávamos de um antídoto para a cena DJ, daí uma certa brutalidade", explicou na ocasião.

O anúncio de sua morte provocou uma onda de reações nos círculos artísticos. "É tão triste ouvir a notícia sobre Keith Flint. Ele era sempre muito engraçado e foi muito legal com Tom (Rowlands) e eu quando começamos a fazer shows juntos", tuitou Ed Simons, da dupla britânica The Chemical Brothers. 

​"Nós perdemos um titã", declarou a cantora de soul Beverley Knight.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.