Mario Batali abre mão do comando de restaurantes após casos de assédio

Chef foi acusado de abuso sexual por quatro funcionárias em 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco mais de um ano após ser acusado de assédio sexual, o famoso chef americano Mario Batali, 58, deixa o comando de sua rede de restaurantes. A companhia era mantida em sociedade com a família Bastianich há quase 20 anos.

Em dezembro de 2017 quatro funcionárias acusaram Batali de abuso sexual no ambiente de trabalho. Elas contaram ao site Eater New York que o chef passava a mão em seus seios e nádegas. Na época, o chef não negou as acusações.

Após as denúncias, os principais restaurantes sob o comando do chef sofreram boicotes por parte do público. A procura por reservas no Del Posto, de Nova York, diminuíram. Seis dos restaurantes do grupo, em Las Vegas e na Ásia Oriental, além da mais nova casa do grupo, o La Sirena, fecharam as portas.

Ao longo de sua carreira, Batali chegou a receber uma estrela Michelin pelo trabalho no restaurante Babbo, em Nova York. O chef também participou de programas de televisão do canal Food Network e da ABC, com o “The Chew”, do qual foi demitido após as acusações de assédio.

As 16 unidades do grupo Batali & Bastianich agora serão administradas por uma nova empresa, ainda em criação, que será comandada por Tanya Bastianich Manuali. A participação de Batali na companhia foi comprada pelo restante do grupo.

O chef também está vendendo suas ações na Eataly, uma rede multinacional de supermercados italianos de luxo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.