Suposta escultura feita por Leonardo da Vinci é revelada em Florença

Curadores de exposição na Itália afirmam que obra é a única do tipo feita pelo renascentista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os curadores de uma exposição em Florença, na Itália, revelaram aquilo que eles afirmam ser a única escultura existente criada por Leonardo da Vinci. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A obra em questão é chamada "Virgem com uma Criança que Ri" e acredita-se que tenha sido criada por volta de 1472, quando o artista italiano tinha entre 19 e 20 anos. Ela será exposta na mostra "Verrocchio: Mestre de Leonardo", em cartaz no Palazzo Strozzi.

Escultura 'Virgem com uma Criança que Ri', do Museu Victoria & Albert, que é atribuída a Leonardo da Vinci
Escultura 'Virgem com uma Criança que Ri', do Museu Victoria & Albert, que é atribuída a Leonardo da Vinci - Divulgação

Especula-se que Da Vinci tenha deixado em vida algumas peças do tipo, incluindo um enorme cavalo, mas nenhuma obra tridimensioal sua havia sido revelada até então. A "Virgem" integrava o acervo do museu Victoria & Albert desde 1858, mas era atribuída a outro artista, Antonio Rossellino. 

A escultura, contudo, apresenta traços característicos que marcariam a obra do criador da "Mona Lisa", incluindo o sorriso enigmático. O drapeado que cai aos pés da Virgem Maria lembram muito aqueles desenhados pelo artista na época. E o rosto de Cristo também lembra o retrato de bebês feito por ele.

Por trás da afirmação de que ela foi lapidada pelo grande mestre renascentista está o professor italiano Francesco Caglioti, da Universidade de Nápoles, acostumado desde a infância a obras do período. Outra especialista na obra de Da Vinci, a professora Carmen C. Bambach, ligada ao nova-iorquino Metropolitan, também endossa essa versão. 

A obra, feita com argila avermelhada tem cerca de 50 cm de altura. 

Outro ponto de destaque na escultura é o fato de que Jesus Cristo está rindo, o que não só era radical como beirava a blasfêmia na época. E, de fato, Da Vinci anotou em seus diários que teve problemas na juventude ao retratar a figura na infância certa vez. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.