Beth Carvalho foi 'uma das maiores maravilhas do Brasil', diz Caetano Veloso

Cantora conhecida como Madrinha do Samba morreu nesta terça (30)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora Beth Carvalho morreu nesta terça (30), aos 72 anos de idade, no Rio de Janeiro. A Madrinha do Samba, como era chamada, vem recebendo diversas homenagens nas redes sociais, tanto de companheiros de profissão e admiradores como dos times de futebol e da escola de samba com os quais ela tinha ligação.

Beth, que morreu em decorrência de uma infecção generalizada, estava internada no Hospital Pró-Cardíaco desde o início do ano.

Aberto aos fãs, o velório da cantora será realizado nesta quarta (1º), a partir das 10h, no salão nobre da sede do Botafogo, na avenida Venceslau Brás, 72, Rio de Janeiro. Às 16h o corpo seguirá em cortejo para o crematório do Caju, onde ocorrerá cerimônia apenas amigos e familiares.

​Caetano Veloso publicou um vídeo no Twitter, dizendo que Beth Carvalho foi "uma das maiores maravilhas do Brasil". "Ela se tornou a madrinha do renascimento do samba no Rio de Janeiro. Uma das maiores expressões da nossa cultura. Tenho saudades dela".

Uma das primeiras pessoas a se manifestar, Gal Costa foi a Twitter para lamentar a morte da cantora. “Muita tristeza com a partida da amiga e colega Beth Carvalho. Que toda a família tenha o conforto da fé. Muita tristeza!”, ela escreveu.

No Instagram, a Estação Primeira de Mangueira, pela qual Beth Carvalho desfilava há 50 anos, resgatou uma foto dela no aniversário de 90 anos da escola de samba. “Um dos mais importantes nomes do samba e voz que cantava com alma as cores de nosso pavilhão, Beth nos deixou esse belo registro, no aniversário de 90 anos da sua amada Estação Primeira de Mangueira, no Palácio do Samba”.

Em comunicado, Maria Bethânia também se manifestou sobre a morte da amiga. “Beth Carvalho morreu, é triste para mim", escreveu. "Desde menina chegada no Rio ficamos próximas, nossas famílias. E a dela me acolheu aqui, quando cheguei e me sentia só. Beth, há muito sofrendo, mas forte e louvando a vida. Extraordinária. Anjos em alvoroço e alegria para ouvi-la mais de pertinho. Bravo!!! Grande cantora do Brasil, de sua cidade, de cada compositor escolhido por ela. Saudade sempre do que é bom. A Mangueira perde uma das suas mais fiéis defensoras. Mangueira também chora em verde e rosa.“

Diogo Nogueira foi outro que enviou comunicado à imprensa: "É muito triste perder uma pessoa tão importante para os jovens e várias gerações, para os compositores e artistas, do samba principalmente.  Agora é orar para ela ter luz. Infelizmente, perdemos uma guerreira da música popular brasileira, uma guerreira do samba, uma defensora da arte, uma defensora deste país, uma pessoa incrível, de um caráter exemplar, que vai fazer muita falta para nós, principalmente para o samba, que é um querreiro e que luta e que hoje não temos uma cantora de uma expressão como a Beth Carvalho! Hoje vou fazer um show e vou fazer em homenagem a ela! Minha eterna gratidão a essa mulher guerreira que fez o samba se tornar mais forte."

À GloboNews, o cantor Martinho da Vila disse que Beth foi uma de suas "maiores intérpretes".

Veja abaixo outras homenagens a Beth Carvalho nas redes sociais:

Gilberto Gil, músico, no Twitter

"O samba está de luto! Com muita dor no coração que eu falo assim, mas Deus sabe o que faz, a gente não sabe o que fala. Que vá com Deus e com os anjos. São os meus sentimentos."

​Elza Soares, cantora, no Twitter

"O samba está de luto! Com muita dor no coração que eu falo assim, mas Deus sabe o que faz, a gente não sabe o que fala. Que vá com Deus e com os anjos. São os meus sentimentos."

Eliana de Lima usou sua conta no Facebook para prestar suas condolências. "Perdemos hoje a grande madrinha do samba Beth Carvalho! Foi uma grande influência no meu inicio, ouvindo e cantando suas músicas que dei meus primeiros passos no samba. O samba que sempre foi alegre, agora fica mais triste."

Daniela Mercury chamou Beth de inspiração e amiga: “Você é o samba que nos inspira a resistir, que canta o Brasil mais profundo. Com você vai um pouco de mim, de nós, do Brasil. Conosco fica a sua voz, a sua luta, a sua música. Tudo é eterno na sua arte. Estou imensamente triste com sua partida. Te amo!”

Marcelo D2 escreveu que Beth foi a primeira artista que ele viu os pais ouvindo em casa. “Vai deixar saudade, mas sua obra fica”, completou, agradecendo a cantora e citando um trecho da letra da música “Tesoura Cega”.

A cantora Alcione também prestou a sua homenagem. "O Brasil perdeu uma grande cantora, uma grande sambista. A Mangueira perdeu uma de suas maiores personalidades. Voz que interpretou os maiores sucessos de Cartola e Nelson Cavaquinho".

O sambista Moacyr Luz lembrou de um sucesso dele gravado por ela. "Beth Carvalho foi uma das pessoas mais importantes da minha vida profissional. Conheci a Mangueira e o Cacique de Ramos através da Beth Carvalho, e tive meu primeiro sucesso quando ela gravou 'Saudade da Guanabara'."

Nelson Sargento chamou Beth de "amiga imortal" ao se despedir dela pelas redes sociais. "Minha eterna e imortal amiga partiu e com ela muito da minha história. Sem palavras, só sentimentos." 

Sambistas do Raça Negra agradeceram por todos os serviços prestados pela artista. "Hoje sofremos uma grande perda, Beth Carvalho, a madrinha do samba que deixará um legado inestimável para a música popular brasileira, nos deixou. Sentimos muito e todos nós, da banda Raça Negra, desejamos muita paz e conforto à família. Obrigado por tudo, querida Beth!"

Fafá de Belém fez um dos comentários mais sensíveis e bonitos para Beth no Instagram. "Chegou menina, já imortalizando uma grande canção: 'Andança'. Beth chegou chegando e falando para um país, de seu povo, de seu chão, de suas lutas, de sua forma de ser. Beth nunca se calou. Beth nunca deixou de ter posição. Sua voz vai fazer falta. Cantando e falando por este tão amado Brasil. Vá festejar, meu amor. Vá festejar lá em cima com Clara, e de lá torcer pra que este país melhore."  

O perfil oficial da roda de samba do Cacique de Ramos, com a qual Beth era identificada, publicou um tributo à cantora:

Regina Casé, atriz e apresentadora, no Instagram

 "Ela amou o samba como poucos, o Fogão, o Rio, o Brasil como poucos.... Muito amor! Vai Beth Carvalho... Vai ficar um pouquinho de você na tamarineira do Cacique, um pouco em General Severiano, um tanto na Ilha de Maré, um tantinho no espaço sideral cantando 'Ô coisinha tão bonitinha...'"

Beth também foi lembrada pelo Botafogo, seu time de futebol do coração. “Nossa eterna Madrinha, obrigado por tudo”, publicou o clube carioca nas redes sociais. O Atlético-MG também citou o “segundo hino” do time, referindo-se à música “Vou Festejar”, eternizada na voz da cantora e tradicionalmente entoada pela torcida do clube mineiro.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro emitiu uma nota de pesar. “Lamento profundamente a morte de Beth Carvalho, uma das melhores e mais importantes cantoras do nosso país”, diz o comunicado, assinado pelo governador Wilson Witzel. “Seus sambas embalaram da minha infância até os dias de hoje. Na sua longa e bem sucedida carreira musical, essa grande intérprete do samba carioca reuniu, ao longo de cinco décadas, fãs de todas as idades, unindo o país em torno da beleza da sua voz e das suas canções.”

Witzel ainda escreveu que o Estado do Rio de Janeiro “ficou mais triste” e se solidarizou com os amigos e familiares da cantora.

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, também divulgou uma nota. “Beth Carvalho eternizou alguns dos momentos mais belos da música brasileira. Sua voz suave, em mais de 50 anos de carreira, nos deixou interpretações inesquecíveis de Cartola, Nelson Cavaquinho e outros tantos mestres. Generosa, era chamada de Madrinha do Samba por incentivar jovens talentos que vieram a se consagrar. Hoje, o Rio entardeceu triste, mas, como Beth ensinou, iremos achar o tom. Neste momento de tristeza, saudade e dor, peço a Deus que conforte sua família e legião de amigos e fãs.”

O deputado federal Marcelo Freixo e o candidato a presidente na última eleição, Guilherme Boulos, ambos do PSOL, falaram sobre a sambista no Twitter. “Beth sempre foi uma artista gigantesca, intérprete maravilhosa que colocou seu canto à disposição dos sonhos por um mundo mais justo e solidário”, publicou Freixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.