Kanye West escolhe brasileiro para cuidar do seu cabelo no Coachella; saiba quem é

Técnica de coloração em camadas do paulistano Dindi Hojah chegou pela internet até o rapper, que agora exibe o estilo em cultos do Sunday Service

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Luara Calvi Anic
São Paulo

Tem dedo brasileiro na cabeça de Kanye West. O paulistano Dindi Hojah foi o responsável pelo cabelo e maquiagem do rapper e de todos os músicos que participaram da primeira apresentação pública do Sunday Service, no domingo de Páscoa, durante o festival Coachella, na Califórnia.

O evento é uma espécie de culto musical liderado pelo rapper. No último domingo (21), um coral de 80 vozes combinou hinos gospel com soul, hip-hop e house music, enquanto Kanye cantou e tocou piano ao lado da filha North West, 5. A apresentação, na qual todos vestem lilás, foi transmitida pelo YouTube.

O paulistano Dindi, 32, teve seu primeiro contato com Kanye há cerca de dois meses. O músico —polêmico, entre outras coisas, pelo apoio a Donald Trump e pelas recentes declarações em que sugeriu que a escravidão nos Estados Unidos foi uma escolha— queria conhecer o autor de uma coloração capilar muito particular que viralizou na internet.

A criação de Dindi é de agosto de 2017, quando ele assinou a beleza do desfile da grife Cotton Project na São Paulo Fashion Week. “Ele deu a ideia e fez nos modelos um cabelo que reproduzia a estampa de um dos tricôs da coleção”, diz Rafael Varandas, diretor criativo da marca.

Kanye West com cabelos coloridos por Dindi faz seu culto musical no festival Coachella, na Califórnia, no Domingo de Páscoa - Rozette Rago/The New York Times

Logo após o desfile, Dindi quis aprimorar aquela técnica de colorir em camadas e produziu um ensaio com o fotógrafo Hick Duarte. Essas imagens foram muito reproduzidas na rede e, no começo deste ano, Kanye apareceu com um cabelo bem similar ao criado por Dindi, só que feito por outro cabeleireiro.

O maquiador, então, começou a ser marcado insistentemente por brasileiros em posts em que o rapper aparecia com o novo cabelo.

No mesmo período, Dindi recebeu um email da equipe criativa de Yeezy, grife de Kanye. Era um convite para apresentar um projeto capilar para o músico.

A ideia deveria ser mostrada em uma reunião em Los Angeles, onde fica a mansão de Kanye e de sua esposa, Kim Kardashian West. “Mostrei as fotos e Kanye disse: ‘Eu quero isso em mim. Você pode ficar até a apresentação do Sunday Service?'”, lembra o maquiador, por telefone, de Los Angeles. Ele, que estava na cidade para um outro trabalho, topou.

“Lá, me disseram que fazia tempo que o Kanye procurava alguém para pensar em cabelos dentro desse universo dele —o que envolve sua marca, carreira e vida pessoal. Ele me mostrou as pesquisas de estilo que vinham desenvolvendo para que eu pudesse adaptar meu repertório e fazer sugestões a partir disso”, diz.

 
O maquiador Dindi Hojah
O maquiador Dindi Hojah - Hugo Toni/Divulgação

De lá pra cá, Dindi participou de cinco edições do Sunday Service e criou, entre outras coisas, um vestido feito de cabelo sintético que a pequena North usou em uma delas. Em domingos comuns, esses cultos são privados e acontecem em locações rodeadas de natureza. “Eles são bem sigilosos quanto aos processos criativos. Você entra no Instagram das pessoas que trabalham lá e ninguém posta nada do dia a dia”, diz. A regra não vale só para Kim Kardashian, que é a principal divulgadora dos cultos pelas redes sociais. 

Embora fechado ao público, cada Sunday Service é um grande evento na internet. Justamente por isso, Dindi e seus novos colegas têm muito trabalho a cada edição. “É um momento da semana em que todo mundo que está envolvido com aquilo se inspira e trabalha junto. E o Kanye olha e aprova tudo”, diz Dindi.

“É uma grande celebração por algo maior, um dia para se divertir entre amigos e família. Sempre em uma paisagem que parece uma cena de ‘Game of Thrones’”, diz. 

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