Festa do Peão de Barretos terá mulheres como embaixadoras pela 1ª vez

Associação que só aceita filiação masculina escolheu a dupla Simone & Simaria neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

A dupla Simone & Simaria foi anunciada nesta quinta-feira (4) como embaixadora da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que será realizada em agosto. É a primeira vez que o título, instituído em 2010, será ocupado por mulheres.

Elas, que lançaram DVD na terça-feira (2), se apresentarão no dia 17 de agosto no estádio de rodeios do Parque do Peão de Barretos, recinto projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012).

A festa, em sua 64ª edição, acontecerá entre os dias 15 e 25 daquele mês e deve ter, no total, cerca de cem atrações musicais espalhadas em quatro palcos. A divulgação da programação deverá acontecer a partir deste mês.

O título de embaixador da Festa do Peão foi instituído por Os Independentes, associação que organiza o evento, em 2010, e, desde então, apenas homens o ostentaram —todos sertanejos.

O primeiro foi Luan Santana, mas depois o posto foi ocupado por Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Cristiano Araújo, Henrique & Juliano, Zezé di Camargo e Luciano e Gusttavo Lima —este, nos dois últimos anos.

Homenageadas neste ano, as irmãs, que iniciaram a carreira em 2012, já se apresentaram em Barretos nos três últimos anos.

A escolha da dupla também é emblemática numa associação que, desde o surgimento, na década de 50, não aceita mulheres.

Fundada em 1955, a associação Os Independentes desde o início segue uma série de regras, que incluem a possibilidade de ser sócio apenas aos homens e também vetam pretendentes casados no momento do ingresso ou que dependam financeiramente dos pais. Formada por cerca de cem sócios, ela já tem uma corrente que defende liberar a chance de mulheres serem sócias efetivas.

Presidente de Os Independentes, Ricardo Rocha disse por meio de sua assessoria que o objetivo da homenagem foi ressaltar a força da mulher na cultura sertaneja.

“Simone e Simaria, apesar de jovens, já entraram para a história da música nacional, mostrando a força da mulher na música sertaneja com muito talento e carisma. Serão grandes representantes das amantes do rodeio e da música pelo país”, disse.

O público do tradicional evento é em sua maioria, claro, formado por fãs de músicas sertanejas, mas suas mais variadas vertentes dominam espaços diferentes dentro do Parque do Peão. ​

A área, de 2 milhões de metros quadrados, se divide entre o sertanejo universitário da feira comercial, a música raiz (tocada sem instrumentos eletrônicos) numa área de mata, e o sertanejo-chiclete no camping —que chega a abrigar 15 mil pessoas. Mas há espaço para outros ritmos em festas privadas na região dos ranchos (eventos particulares).

 

Nos últimos anos, Barretos reuniu entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano. Realizada desde 1956, a festa movimenta a economia num raio de 150 quilômetros de Barretos, o que inclui cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.