Descrição de chapéu Flip

Flip anuncia crítico de cinema Ismail Xavier em sua programação

Discípulo de Paulo Emílio Salles Gomes, convidado é autor de "Sertão Mar - Glauber Rocha e a Estética da Fome"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O crítico de cinema e professor emérito da USP Ismail Xavier,  convidado da Flip
O crítico de cinema e professor emérito da USP Ismail Xavier, convidado da Flip - Bruno Poletti/Folhapress
São Paulo

Um dos principais nomes dos estudos cinematográficos no país, Ismail Xavier vai participar da próxima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), anunciou a organização do evento na tarde desta quinta-feira (18).

Em Paraty, ele lançará a reedição de um de seus livros mais importantes, “Sertão Mar —Glauber Rocha e a Estética da Fome” (ed. 34), no qual analisa os dois primeiros longas-metragens do cineasta —“Barravento” (1962) e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964)— e faz um contraponto entre “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto, e “O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte.

A obra é fruto da tese de doutorado que Xavier defendeu na USP em 1980. Ele também fez mestrado na instituição e teve como orientador Paulo Emílio Sales Gomes, um decanos da crítica cinematográfica no país —a pesquisa que conduziu ali resultou no livro “Sétima Arte - Um Culto Moderno”. Em 2017, Xavier recebeu o título de professor emérito da universidade.

A Flip deste ano tem como autor homenageado Euclydes da Cunha, e a curadora do evento, Fernanda Diamant, destacou em nota a importância das reflexões de Xavier para entender a influência do sertão no cinema nacional.

“É um grande crítico e teórico do cinema como um todo, mas especialmente do cinema nacional e é referência incontornável para entender a influência do sertão no cinema, na gênese do cinema novo e da chamada estética da fome, além da produção brasileira subsequente. Seu livro sobre Glauber Rocha é fundamental”, afirma ela.

Outra obra importante do autor é “Alegorias do Subdesenvolvimento - Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal”, fruto da pesquisa com a qual recebeu o título de Ph.D. na New York University, nos Estados Unidos.

Xavier é o oitavo autor anunciado pela Flip. Além dele, participarão também nomes como Karina Sainz Borgo, Kalaf Epalanga e Walnice Nogueira Galvão, entre outros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.