Descrição de chapéu Cinema

Folha promove sessão de filme sobre 'cura gay' que teve lançamento cancelado nos cinemas

Longa 'Boy Erased', que não chegou aos cinemas, será debatido por especialistas no tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lucas Hedges e Troye Sivan em cena de 'Boy Erased', de Joel Edgerton
Lucas Hedges e Troye Sivan em cena de 'Boy Erased', de Joel Edgerton - Divulgação
São Paulo

​A Folha fará no dia 9 de abril (terça-feira), em parceria com o Espaço Itaú de Cinema e a Universal Pictures, uma sessão especial do filme “Boy Erased: Uma Verdade Anulada”, que marca o lançamento do longa em DVD no Brasil. Após o cancelamento da estreia nos cinemas do país, o filme, com distribuição da Universal, chega às prateleiras no dia 17 de abril.

O cancelamento do filme, que narra a história de um jovem americano que passou por processo de “cura gay", causou polêmica. O ator Kevin McHale, conhecido pela série "Glee", chegou a associar a decisão ao momento político brasileiro, sugerindo, em seu perfil em rede social, que haveria conexão entre o presidente Jair Bolsonaro e o cancelamento.

Após a repercussão, Bolsonaro se manifestou e negou participação na polêmica, também por rede social. "Fui informado de que um ator americano está me acusando de censurar filme no Brasil. Mentira! Tenho mais o que fazer. Boa noite a todos!", escreveu.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Universal declarou que não lançou a obra “nos cinemas única e exclusivamente por uma questão comercial, baseada no custo de campanha de lançamento versus estimativa de bilheteria”.

No elenco do longa, estão os atores Lucas Hedges (“Manchester à Beira-Mar”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), Nicole Kidman e Russell Crowe, além de Joel Edgerton, que também dirige.

Após a sessão, haverá debate com a participação do psicólogo Klecius Borges, que atua com terapia afirmativa voltada para homossexuais, e do publicitário Filipe Bortolotto, que passou por terapias de reorientação sexual na adolescência. O mediador do debate será o jornalista da Folha Guilherme Genestreti.

Em 2017, o juiz da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, acolheu pedido de psicólogos para atender homossexuais insatisfeitos com a própria sexualidade. O Conselho Federal de Psicologia ainda recorre da decisão.

​Durante a sessão, serão sorteados exemplares do livro em que o filme é baseado, escrito pelo americano Garrard Conley, em quem foi inspirada a história do protagonista.

O evento é gratuito e acontecerá às 20h, no Espaço Itaú Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, 3º andar - Consolação). Ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema a partir de uma hora antes do início da sessão. ​

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.