Greta Van Fleet faz a noite dos fãs de rock clássico no Lollapalooza

Banda conhecida por soar como o Led Zeppelin emenda solos e jams em apresentação

Lucas Brêda
São Paulo

Atração mais roqueira da edição de 2019 do Lollapalooza, o Greta Van Fleet já era presente no autódromo de Interlagos horas antes de subir ao palco principal. Isso porque uma fatia grande dos fãs fez questão de comparecer ao evento trajando camisetas com o logo da banda.

Pouco depois das 18h, eles estavam todos no palco Budweiser, prestigiando uma das bandas mais incensadas do rock atualmente. O quarteto de Michigan, nos Estados Unidos, ficou famoso primeiro como piada na internet (chamados de cópia do Led Zeppelin). Depois, com o álbum “Anthem of the Peaceful Army”, ganharam algum respeito e levaram até um Grammy.

A semelhança com a histórica banda britânica é evidente e não se restringe à sonoridade hard rock. Os gritos, a maneira de cantar e até os trejeitos do vocalista Josh Kiszka são muito parecidos com os de Robert Plant. Até nas roupas hippie, com colares e o peito à mostra, eles lembram o Led Zeppelin.

Com exceção do miolo de fãs mais assíduos, pouca gente sabia cantar as músicas do quarteto. Muitos ficaram observando e aplaudindo os solos alongados e jams, uma constante na apresentação. Algumas faixas causaram maior euforia, entre elas “Black Smoke Rising” e “Highway Tune”.

A ascensão do Greta Van Fleet está ligada à inserção de suas músicas em playlists e rádios de rock, a maioria com programação recheada de sucessos antigos. O som do grupo se confunde facilmente com hits dos anos 1970, e a maioria parece ter saído diretamente de lá.

O prestígio no Brasil fez da apresentação no Lolla um deleite para os fãs mais extremistas de rock, que não demonstram tanto interesse nas novidades. Não à toa, o público da banda é mais velho em comparação com o resto do festival.

O que faltou de originalidade e conexão com a contemporaneidade sobrou em solos de guitarra e bateria. O Greta mostrou como, hoje, no Lollapalooza, este tipo de rock é nicho, mas um nicho grande o suficiente para ocupar o palco principal em horário nobre.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.