Ilustrada amplia espaço feminino no humor com duas novas colunistas

As roteiristas Flávia Boggio e Manuela Cantuaria passam a escrever semanalmente na página de HQs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A roteirista Flávia Boggio, que passa a escrever às quintas na Ilustrada -  Bruno Santos/Folhapress
São Paulo

A Ilustrada publica duas novas colunas de humor escritas por mulheres a partir desta quinta (11).

A paulistana Flávia Boggio, 40, escreverá às quintas. Roteirista, ela integrou por três temporadas a equipe de "Lady Night", talk show apresentado por Tatá Werneck.

Já às terças será a vez da carioca Manuela Cantuaria, 32, que faz parte do time de roteiristas do canal Porta dos Fundos.

A também roteirista Manuela Cantuaria, que escreverá às terças  - Ricardo Borges/Folhapress

Estreantes na imprensa, as duas dizem que repetem um movimento comum em suas trajetórias no audiovisual: abrem espaço em um universo dominado por homens.

"Existe um preconceito contra mulheres no humor, porque quebramos a expectativa de que temos que ser bonitas e sexy o tempo todo", opina Manuela.

Na coluna, ela pretende discutir temas a partir de um viés crítico e feminista, como uma extensão de seu trabalho no Porta dos Fundos. Seu primeiro texto será publicado na próxima terça-feira (16).

No canal, ela foi responsável por esquetes como "Maldição", em que a protagonista implora para não renascer como uma mulher heterossexual, e "Fake News", uma compilação absurda de notícias falsas que circulavam pelas redes sociais no auge das eleições no ano passado.

Para Manuela, que trabalhou com diferentes gêneros antes de mergulhar na comédia, fazer piada também pode ser revolucionário. "O humor consegue tornar assuntos espinhosos palatáveis", diz.

Flávia concorda. "O humor explora questões que, se examinadas de forma séria, ninguém prestaria atenção nelas."

A paulistana, que atuou por dez anos na MTV e com roteiros no talk show "The Noite", de Danilo Gentili, compara a sutileza da comédia com a ação de um batedor de carteiras.

"Na hora, você nem percebe o que aconteceu, mas depois começa a pensar diferente."

Publicitária, Flávia deseja usar o novo espaço para abordar a tragicomédia cotidiana. "Gosto de falar de coisas que todo mundo vive, mas sobre as quais raramente reflete", afirma. "É uma forma de tirar o peso dos temas difíceis", acrescenta.

As duas substituem José Simão, que segue escrevendo aos sábados na Ilustrada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.