Regina Parra usa a própria vida para retratar o feminino dilacerado

Vítima de doença paralisante, artista explora vídeo, instalação, pintura e performance em obras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um anúncio feito de neon surge entre os resquícios de mata atlântica do Parque Lage, no Rio de Janeiro: "A Grande Chance", diz a mensagem em letras garrafais vermelhas.

Exibida pela paulistana Regina Parra, 35, em uma mostra coletiva na tradicional escola de artes visuais do parque realizada em 2015, a instalação foi, no mínimo, auspiciosa. Desde "Chance" —que pode ser vista atualmente na Pinacoteca, junto a outras novas aquisições para o acervo do museu— , a artista participou de exposições em Nova York, Milão e Zurique.

No mês que vem, ela parte para uma residência na AnnexB, em Nova York. Em agosto, retorna ao Brasil para participar de duas mostras institucionais: o 36º Panorama da Arte Brasileira, mostra bienal do MAM-SP, e a coletiva "Histórias das Mulheres, Histórias Feministas", no Masp.

Nessa última, Parra apresentará uma performance desenvolvida em colaboração com Ana Mazzei. Intitulada "Ophelia", a obra consiste em uma espécie de desfile silencioso, em que mulheres seguram placas com falas da noiva de Hamlet.

A performance é um dos muitos trabalhos recentes da artista que lida com a questão feminina. Ela guia, por exemplo, "Bacante", solo em cartaz no Anexo Millan até o final de abril. Em várias telas da exposição, o próprio corpo da artista aparece esticado, invadido, maltratado. 

O tema também estava em pinturas como "A Libidinosa" (2018) em que uma mulher abocanha o cotovelo de outra. E, finalmente, permeava "Por que Tremes, Mulher?", mostra individual de 2016, que tematizava a violência velada das relações de poder.

A produção se afasta das obras anteriores da artista, que discutiam assuntos como sistemas de vigilância, caso das pinturas de "Controle", ou a crise migratória contemporânea, tema do vídeo "7.536 passos", sobre a comunidade boliviana em São Paulo.

Apesar de aquelas obras já transparecerem "uma preocupação com a regulação e a reação dos corpos ao ambiente", segundo o curador Moacir dos Anjos, nos últimos trabalhos Parra torna esse foco ainda mais imperativo.

O motivo, explica a artista, é uma doença que a acompanhou nos últimos quatro anos. Conhecida como miopatia mitocondrial, ela promove uma paralisia lenta, mas progressiva dos músculos. Por causa dela, a artista passou a pintar sentada, usando um suporte para sustentar o pescoço. Parra conta não ter mais sintomas desde um tratamento feito no final do ano passado.

"Mesmo sem querer, minha atenção estava inteira no corpo. Ao mesmo tempo, comecei a entender que as limitações que as minhas partes sofriam não me eram estranhas, porque sou mulher e já tenho o corpo controlado por convenções sociais."

Datam da época da doença também suas primeiras incursões pela dança, em parceria com um coreógrafo e dois bailarinos. "Não conseguia sair do sofá, mas ficava assistindo a vídeos de dança. Aquilo de alguma maneira me alimentava."

Parra gosta de pegar emprestado do diretor Antunes Filho uma definição para o que faz: "As artes visuais são meu patinete, um veículo para explorar o mundo", brinca.

Apesar do vaticínio de "Chance" e das exposições, Parra diz ter verdadeiro pânico de ocasiões definitivas, grandiosas —dignas de anúncios de neon. "Gosto de rotina. Almoço todo dia o mesmo prato, no mesmo lugar", ri.

Regina Parra

  • Quando Até 27/4
  • Onde Anexo Millan, r. Fradique Coutinho, 1.416, Pinheiros, São Paulo
  • Classificação Livre
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.