Descrição de chapéu Televisão

Ator de Luke Skywalker deixa as estrelas e vira cavaleiro medieval

Mark Hamill, que fez Jedi, participa como templário de nova temporada de 'Knightfall'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles

“Minha cunhada é brasileira, e meus sobrinhos falam português. Eles sempre começam a usar o português quando falam mal de mim.” Esse é Mark Hamill, mais conhecido como Luke Skywalker de “Guerra na Estrelas”, ao saber que este repórter estava presente para entrevistá-lo, entre jornalistas de 15 jornais e revistas, em Los Angeles.

E quanto tempo seus sobrinhos falam português quando você está lá? “Falam 60% do tempo, imagina só!”, ri.

Mas Hamill não estava ali para falar de sua vida pessoal, e sim sobre a segunda temporada de “Knightfall”, na qual encarna Talus, um novo personagem. O seriado é um drama histórico sobre os cavaleiros templários na França.

A primeira temporada era sobre a busca pelo cálice do Santo Graal e terminava com a desgraça e expulsão do herói Landry (Tom Cullen). A nova temporada estreia nesta quinta (30) no canal pago History. A anterior está na Netflix, mas não há data para estreia da nova no serviço de streaming.

“Estava meio intimidado porque a primeira temporada foi ótima”, continua Hamill. “Mas senti que precisava fazer, pois ninguém nunca tinha me convidado para dramas históricos. E adoro livros de história, filmes e séries como ‘Deadwood’, com toda a desglamorização do Oeste.”

“Esse seriado mostra todo o glamour do século 14. Quer dizer, naquela época você tinha dor de dente e lhe davam uísque. Isso me deixa muito feliz de viver no presente”, brinca o ator de 67 anos.

O protagonista, Tom Cullen, também presente na entrevista, fala sobre seu personagem. “A segunda temporada é construída a partir da perspectiva de Landry, que tem de se reconectar consigo mesmo. Ele teve uma filha e não se sente capaz de ser pai, a menos que volte a ser um bom homem e a ter fé.”

“Landry foi rejeitado pelos templários por suas indiscrições, mas eles permitem sua volta como um ‘trainee’. E ele encontra Talus, um veterano de batalhas, um sargentão.”

“Um durão”, completa Hamill. “Talus é um homem com uma camada exterior brutal. Você vê apenas a figura de autoridade que ele representa. É divertido interpretá-lo. Talus não vai facilitar as coisas para Landry, existe um antagonismo, porque um impede o outro de alcançar os seus objetivos.”

As coisas podem ficar difíceis para Landry tendo Talus como professor, mas Hamill acha que difícil mesmo foram as filmagens de “Knightfall”, no meio da poeira, embaixo de máquinas de chuva ou de neve, sempre carregando armas pesadas.

“A primeira vez que percebi o tamanho do problema foi logo quando fui experimentar a primeira roupa. Demorei 15 minutos para colocar uma única bota. E o assistente que nos ajuda a vestir ficou sem fôlego. É camada em cima de camada, túnica, ombreiras de couro, cintos, machados. No fim é tudo parte da performance.”

Hamill não fugiu de perguntas sobre seu famoso personagem do sabre de luz. “Comparar ‘Knightfall’ com ‘Star Wars’ é como noite e dia. Apesar de muitos estarem dizendo que eu fui um cavaleiro lá [Luke Skywalker] e sou um cavaleiro aqui de novo [Talus], é bem diferente. O mundo da fantasia, no qual você pode levitar objetos com a mente, é mais fácil do que o mundo desafiador de ‘Knightfall’.”

O jornalista viajou a convite do History
 

Knightfall

  • Quando Qui. (30), 23h10
  • Onde Canal History
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.