Descrição de chapéu Livros

Escritora americana Siri Hustvedt vence prêmio Princesa das Astúrias

No Brasil, autora já publicou livros como 'Versão Sem Homens' e 'A Mulher Trêmula'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escritora americana Siri Hustvedt
A escritora americana Siri Hustvedt - Jeff Pachoud/AFP
Álvaro Villalobos
Madri | AFP

A escritora americana Siri Hustvedt foi anunciada, nesta quarta-feira (22), na cidade espanhola de Oviedo, como a vencedora do prêmio Princesa das Astúrias das Letras pelo o júri do troféu.

Romancista, ensaísta e poetisa de 64 anos, traduzida em mais de 30 idiomas, foi premiada por sua longa e variada carreira, com a qual contribuiu para o "diálogo interdisciplinar entre a ciência e as humanidades", informou o júri em um comunicado.

Filha de mãe norueguesa e pai americano, Hustvedt tem um perfil multifacetado: licenciatura em História, doutora em Literatura Inglesa pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e especialista em neurociência e psicanálise.

Desde 1982, ela é casada com o romancista americano Paul Auster, que recebeu o mesmo prêmio em 2006.

Hustvedt começou sua carreira no início dos anos 1980, com o livro "Reading to You", inédito no Brasil, e continuou com ensaios e artigos em revistas científicas. No Brasil, ela é editada pela Companhia das Letras, e já publicou livros como "A Mulher Trêmula" e "Versão Sem Homens"

Neste sentido, o júri destacou sua obra "Living, Thinking, Looking", também nunca publicado no país, uma compilação de 32 conferências e artigos concluídos entre 2005 e 2011, onde ela "desenvolve alguns de seus temas preferidos, relacionados a literatura, filosofia, psicologia, psicanálise e neurociência".
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.