Filme de Woody Allen engavetado pela Amazon será lançado na Itália

Longa estreia em outubro no país; especula-se sobre inclusão no Festival de Veneza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após ter seu lançamento cancelado pela Amazon Studios, o filme “A Rainy Day in New York”, de Woody Allen, 83, será lançado na Itália —e, possivelmente, em outros países europeus. A informação é da revista americana Variety.

Estrelada por Timothée Chalamet, Selena Gomez, Elle Fanning e Jude Law, a comédia romântica faz parte de um acordo de quatro filmes encomendado a Allen pela Amazon Studios, que foi abruptamente cancelado no último mês de junho. O filme está pronto desde 2018.

A responsável pela obra na Itália é a distribuidora Lucky Red, que prevê o lançamento para a primeira semana de outubro, levando a especulações de que o longa poderia ser lançado em setembro no Festival de Cinema de Veneza.

A Amazon deu para trás depois que as denúncias de que Allen teria molestado Dylan Farrow, filha adotiva de sua então mulher, Mia Farrow, ressurgiram na esteira das denúncias do movimento #MeToo. O cineasta tem dito repetidas vezes que é inocente —no começo das denúncias, falou que Mia tinha manipulado a garota.

Como resposta, Allen abriu uma ação contra a empresa, na qual pede US$ 68 milhões (cerca de R$ 253 milhões) em pagamentos de garantia pelos quatro filmes, além de indenização por danos e honorários dos advogados.

Segundo o diretor, a Amazon se recusou a lançar o longa sem apresentar razões sólidas. “Essa alegação [de molestar a filha] já era bem conhecida da Amazon (e do público) antes de a empresa firmar quatro acordos separados com Allen —e, em qualquer caso, não fornece uma base para rescindir o contrato”, diz o texto da ação. "Simplesmente não havia base legítima para a Amazon renegar suas promessas."

Os efeitos do movimento #MeToo também afetaram a carreira de Allen no setor editorial. De acordo com executivos de quatro grandes editoras, há um ano ele tenta tenta discretamente vender um livro de memórias, mas suas propostas foram recebidas com indiferença ou rejeitadas imediatamente.

Mesmo tendo se tornado um pária em Hollywood, o cineasta está trabalhando em um novo longa no momento. A produção é da espanhola Mediapro, a mesma de filmes como “Vicky Cristina Barcelona” e “Meia-noite em Paris”.

Selena Gomez e Timothée Chalamet em 'A Rainy Day in New York'
Selena Gomez e Timothée Chalamet em 'A Rainy Day in New York', de Woody Allen - Diculgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.