Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, conclui obras de restauração

Sobrado onde o artista nasceu usou verba do PAC; ainda não há previsão para reabertura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quadro 'Vista parcial da cidade de Nossa Senhora do Desterro', de Victor Meirelles
Quadro 'Vista parcial da cidade de Nossa Senhora do Desterro - Antiga Florianópolis' está exposto no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis - Divulgação/Museu Victor Meirelles
São Paulo

Fechado há três anos para obras de restauração, o museu Victor Meirelles, em Florianópolis, teve suas obras concluídas, mas ainda não há prazo para reabertura.

O museu fica na casa onde o artista que dá nome ao espaço nasceu, um sobrado no centro da cidade construído em 1832. A casa traz características da arquitetura luso-brasileira e é tombada como patrimônio cultural.

Agora, os dois prédios compõem uma só unidade museológica, com mais espaço destinado a exposições e uma nova iluminação, além de adequações de acessibilidade e segurança. Com a conclusão das obras, todo o acervo do museu começa a ser transferido de volta para o museu.

Além das obras do pintor, que inclui uma coleção de estudos de trajes italianos, o visitante também pode conferir um acervo de arte contemporânea com trabalhos de Leonilson e do arquiteto Roberto Burle Marx. 

A obra custou R$ 4,82 milhões em recursos do PAC Cidades Históricas, uma iniciativa do Ministério do Planejamento para atender às cidades que possuem bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

'Primeira Missa do Brasil', obra do pintor Victor Meirelles
Tela do pintor Victor Meirelles mostra a primeira missa realizada no Brasil pelo Frei Henrique Álvares - Ricardo Moraes/Folhapress

Pintor, desenhista e professor, Victor Meirelles de Lima (1832-1903), nasceu em Florianópolis. A sua principal obra, “Primeira Missa no Brasil”, contudo, pertence ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.