Descrição de chapéu Filmes

Elton John critica cortes de cenas de sexo gay em filme na Rússia

'Rocketman' teve sequências censuradas no país, segundo crítico de cinema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | Reuters

O cantor Elton John criticou na sexta-feira (31) a censura russa de cenas de sexo gay no novo filme musical baseado em sua biografia, “Rocketman”, chamando a decisão de “aversão cruel ao amor entre duas pessoas”.

Elton e os produtores de “Rocketman”, que mostra os aspectos positivos e negativos da ascensão à fama do músico britânico homossexual, publicaram uma nota após a imprensa russa reportar que as cenas que envolviam sexo homossexual e consumo de drogas teriam sido cortadas de uma exibição do filme naquele país.

“Rejeitamos da maneira mais enfática possível a decisão de ceder a leis locais e censurar ‘Rocketman’ para o mercado russo”, disseram John e os produtores do filme.

“Saber que o distribuidor local cortou algumas cenas, negando que o público veja o filme como ele foi elaborado, é uma reflexão triste do mundo dividido no qual ainda vivemos e sobre como ele pode tão cruelmente não aceitar uma cena de amor entre duas pessoas”, acrescentou a nota.

O jornal de língua inglesa Moscow Times citou na sexta-feira o crítico de cinema russo Yegor Moskvitin, que havia visto o filme na estreia mundial, no dia 16 de maio em Cannes, na França, dizendo que várias cenas, totalizando cerca de cinco minutos, haviam desaparecido da versão russa.

O filme, que ganhou críticas positivas e foi bem recebido, estreou mundialmente nesta semana.

Elton John, 72, um influente ativista pelos direitos dos homossexuais, já criticou anteriormente uma lei que proibia a divulgação de “propaganda gay” entre jovens russos.

Em 2015, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que estaria disposto a encontrar Elton John. Embora o cantor tenha feito um show em Moscou em maio de 2016, nenhum encontro com Putin ocorreu.

Saiba onde assistir ao filme "Rocketman" em São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.