Descrição de chapéu Artes Cênicas Televisão

Exibido ao vivo na TV, Tony funciona como comercial para produções da Broadway

Número de espectadores da temporada teatral cresceu 9,5%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Nove e meio por cento em um ano. Esse crescimento "chinês" soa quase impensável para a economia brasileira atual. Mas foi quanto a Broadway cresceu em número de espectadores ao longo da última temporada teatral.

Em termos de renda, o aumento foi ainda maior —10,3%, turbinado por ingressos cada vez mais caros. Foi o sexto ano consecutivo de quebra de recordes, com quase 15 milhões de espectadores no período.

Quase dois terços deles eram turistas. O faturamento da temporada chegou a US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 7,2 bilhões) —sem contar a renda de hotéis, restaurantes, táxis e outros serviços que gravitam ao redor dos teatros.

Mas o que é a Broadway? No mapa, é uma longa avenida que corta a ilha de Manhattan de ponta a ponta, na diagonal. Mas, no jargão teatral, é a região central de Nova York, onde se concentram as maiores casas de espetáculo da cidade. É onde estreiam os grandes musicais e peças, depois remontados pelo mundo afora.

O que acontece por lá é tão importante do ponto de vista artístico e econômico que, desde 1947, a Broadway tem sua própria premiação —os Tony são quase equivalentes a um Oscar do teatro. A cerimônia de 2019 acontece neste domingo (9) e será transmitida ao vivo para o Brasil.

O nome do prêmio é uma homenagem a Antoinette Perry, uma atriz, diretora e produtora que fundou a American Theatre Wing, a organização responsável pelos Tonys. Ela morreu em 1946, um ano antes da primeira premiação.

De lá para cá, os Tony Awards consagraram inúmeros títulos que entraram para a história, como "O Rei e Eu", "My Fair Lady", "A Chorus Line", "Evita" e, mais recentemente, sucessos de crítica e público como "The Book of Mormon" ou "Hamilton", ainda não montados no Brasil.

Não há nenhum fenômeno parecido entre os indicados deste ano —o que alguns críticos até consideram saudável, pois os troféus podem ser repartidos entre várias produções.

A cerimônia deste ano será comandada pelo comediante James Corden, conhecido por "Carpool Karaoke", o quadro de seu talk show em que circula de carro com algum cantor famoso enquanto entoam pérolas de seu repertório.

Mas a grande atração dos Tony são mesmo as apresentações musicais. Quase todos os espetáculos do gênero que competem por uma estatueta levam um de seus números para o palco do Radio City Music Hall, onde acontece a premiação.

"Esses quatro minutos e meio no ar são mais importantes do que as próprias indicações", afirma Des McAnuff, diretor de "Ain't Too Proud", que concorre em 11 categorias. "Servem como propaganda para o nosso espetáculo."

Claro: a entrega dos Tony Awards não deixa de ser um gigantesco comercial, promovendo a Broadway. Um esforço compreensível, já que se trata de um negócio que movimenta bilhões.

Tony Awards

  • Quando 21h, neste domingo (9)
  • Onde Film & Arts
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.