Festival João Rock, 18, atrai paulistanos ao interior do estado

Cerca de 20% das 65 mil pessoas esperadas no evento em Ribeirão Preto são da capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Com paulistanos "rivalizando" com o público nativo, homenageando Brasília e tendo como cenário o interior paulista, o festival João Rock chega à maioridade neste sábado (15) com 16 shows em seus principais palcos em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo.

Se, em seu nascimento, o festival teve um palco e quatro shows, ao atingir sua 18ª edição contará com quatro palcos —duas estruturas no principal, para apresentações non-stop— e recorde de público.

Das 65 mil pessoas esperadas no evento —cujos ingressos estão esgotados—, cerca de 20% são da capital, índice semelhante ao da cidade-sede do festival. Em 2018, paulistanos foram 14% dos 60 mil visitantes, segundo Luit Marques, organizador do João Rock.

O palco principal, que leva o nome do festival, terá shows de Paralamas do Sucesso, Pitty —que receberá convidados como Larissa Luz e Lazzo Matumbi—, Zeca Baleiro, CPM 22, Scalene, Fuze, BaianaSystem, Marcelo D2, Alceu Valença, além de Emicida e Rael convidam Mano Brown.

"Quando o rock nacional não tinha tanta pujança, não apostamos em quem fazia bilheteria [artistas], o que poderia mudar o conceito do evento. Ficaríamos escravos da fórmula. Com isso, o festival foi ganhando força no meio e se tornou um prazer para bandas e público", disse Marques.

Criado para abrir espaço a outras vertentes, mas sem se distanciar muito do DNA do festival, o palco Brasil homenageia a cena musical de Brasília, para celebrar as mais de quatro décadas do movimento originado a partir da banda Aborto Elétrico, que surgiu em 1978 e, na década seguinte, resultou na formação de Legião Urbana e Capital Inicial.

Plebe Rude, Raimundos, Tribo da Periferia, Capital Inicial, Natiruts e os músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (ex-Legião Urbana) se apresentarão a partir das 15h15.

O palco estreou homenageando o Nordeste, há dois anos, e teve no ano passado a celebração da tropicália.

"Criamos o espaço tendo Brasília como musa inspiradora. Tínhamos certeza que seria homenageada em algum momento e agora aconteceu de dar certo. A história de Brasília representa muito para o festival e para o rock."

O palco Fortalecendo a Cena é destinado a bandas que estão surgindo no cenário.

Na TV
Multishow, a partir das 20h35
Bis, a partir das 17h20


Principais shows do João Rock

Palco João Rock
15h30 Fuze
16h20  Scalene
17h20 Zeca Baleiro
18h25 BaianaSystem
19h30 Alceu Valença
20h35 Paralamas do Sucesso
21h40 CPM 22
22h45 Pitty
23h50 Marcelo D2
0h55 Emicida e Rael convidam Mano Brown

Palco Brasil
15h15 Plebe Rude
17h15 Tribo da Periferia
19h15 Dado e Bonfá tocam Legião Urbana
21h15 Capital Inicial
23h15 Natiruts
0h55 Raimundos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.