Transmissão ao vivo de restauração de Rembrandt começa na segunda

'A Ronda Noturna', mais famoso quadro do pintor holandês, pertence a museu de Amsterdã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem visitar o Rijksmuseum, em Amsterdã, a partir desta segunda-feira (8), encontrará o quadro “A Ronda Noturna”, de Rembrandt, envolto por uma redoma de vidro, com uma equipe de especialistas ao redor da pintura.

A famosa tela do artista holandês vai passar por mais uma tentativa de restauração, que será transmitida na internet, ao vivo, no site do museu. O projeto é uma parceria do  Rijksmuseum com a marca de tintas AkzoNobel.

Nessa primeira fase da operação The Night Watch, nome dado ao projeto de recuperação, serão capturadas fotos em alta resolução para investigar o quadro em nível microscópico. 

"A Ronda Noturna" foi feita quando Rembrandt Van Rijn recebeu, em 1642, a encomenda de um capitão da milícia burguesa de Amsterdã, Frans Bannick Cocqu, para retratar os membros de seu grupo. 

Em três séculos e meio, a pintura passou por uma série de tentativas de restauração. Em setembro de 1939, a pintura foi escondida em uma caverna durante a Segunda Guerra. Ao retornar, em 1945, precisou ser restaurada.

A última intervenção foi há quatro anos, depois que, em 1975, um homem com problemas psiquiátricos o arruinou com uma faca.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.