Descrição de chapéu Livros Flip

IMS lança podcast sobre bastidores de Canudos

Dividida em cinco episódios, série sobre o conflito pode ser acessada pelo YouTube e pelo Spotify

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para contar os bastidores da guerra que opôs sertanejos de uma cidade no interior da Bahia e os apoiadores da recém-proclamada República, o Instituto Moreira Salles lançou nesta semana o podcast Sertões: Histórias de Canudos.

Dividida em cinco episódios, a série traz detalhes sobre o conflito, que se arrastou por três meses, sobre a vida do escritor Euclides da Cunha e sobre o trabalho que eternizou aquele embate em sua obra-prima, “Os Sertões”.

No livro, o autor conta como o Exército dizimou praticamente todo o vilarejo, incluindo o líder daquela insurreição, Antônio Conselheiro, no ano de 1897.

Os capítulos são apresentados pelo jornalista Guilherme Freitas, editor-assistente da revista Serrote, que entrevistou estudiosos, artistas e um canudense, morador da região.

O ator Fernando Alves Pinto, de “Nosso Lar”, também participa do podcast e faz a leitura de trechos do livro de Euclides, homenageado na Flip.

O podcast pode ser acessado pelo site da Rádio Batuta (radiobatuta.com.br), pelo canal do Instituto Moreira Salles no YouTube e pelo Spotify.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.