'João Gilberto mudou para sempre a música do mundo', diz Gal Costa

Artistas, familiares e políticos lamentam morte de cantor e compositor anunciada neste sábado (6)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Artistas, familiares e políticos manifestaram pesar pela morte do cantor e compositor João Gilberto, 88, na tarde deste sábado (6), no Rio de Janeiro.

“João me ensinou tudo. Sou cantora por causa dele”, disse Gal Costa em nota divulgada por seu produtor. A cantora conta que o disco “Chega de Saudade”, álbum de estreia lançado pelo cantor em 1959, foi o primeiro de sua vida.​

João Gilberto se apresenta em show no Festival de Águas Claras, retratado no longa 'O Barato de Iacanga', de Thiago Mattar
João Gilberto se apresenta em show no Festival de Águas Claras - Divulgação

“João mudou para sempre a música do mundo. Ele ensinou delicadeza ao Brasil, trouxe a modernidade. É uma perda irreparável. Eu, pessoalmente, sentirei saudade do homem que teve uma influência decisiva no meu canto”, afirmou.

A morte do ícone da bossa nova foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais. "Meu pai faleceu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda de sua soberania", diz o texto publicado em inglês por João Marcelo em seu perfil no Facebook.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Além de Marcelo, ele deixa outros dois filhos, Bebel e Luísa.

“João definiu uma nova maneira de fazer música brasileira”, afirmou o cantor Roberto Menescal, da geração de Gilberto. “Numa época em que tudo era cantado com força, com seu modo de cantar para dentro João abriu possibilidades para muitos que só seriam compositores. Chico Buarque e Caetano Veloso só puderam ser cantores por causa dele.”

De acordo com Menescal, a última vez em que esteve com João Gilberto foi em Nova York no ano de 1962. “João estava sempre escondido do mundo.”

O cantor e compositor Carlos Lyra afirma ter sido pego de surpresa com a notícia. "Sabia que ele não estava bem, mas não tinha noção da gravidade." Lyra disse ver passar um 'flashback' dos momentos compartilhados ao lado do cantor.

"João foi quem deu a forma à bossa nova e é seu intérprete maior. Sua importância é inquestionável. Espero que sua obra seja mantida e que as novas gerações tenham pleno acesso a ela. Ele faz parte da memória cultural desse país", disse Lyra. 

Caetano Veloso, em vídeo veiculado pelo canal de notícias GloboNews, classificou João Gilberto como o maior artista brasileiros de todos.

"Ele, no momento exato, preciso da minha vida apareceu dando o sentido mais profundo, a percepção das artes em qualquer estágio. Eu nem sei o que dizer do fato de que ele deixou de existir como pessoa física", afirmou Caetano.

No Instagram, com a legenda "para João, a música, a poesia e o amor", Gilberto Gil publicou um vídeo homenageando-o.

"Aparece a cada cem anos um, e a cada 25 [anos] um aprendiz. Esse é o mote básico da canção. Esse um, basicamente, é o João. E a plêiade de discípulos que ele formou e reuniu em torno dele ao longo desse meio século de vigência do gênero extraordinário que é João Gilberto", disse Gil.

O músico Lobão classificou João Gilberto como um cantor de plenos pulmões e um grande instrumentista de perfeição como poucos. 

"Eu fui abatido numa tristeza por essa perda de uma pessoa quase que silenciosa que é o João e que, na sua inocência de um gênio, foi usado por muitas vertentes e muitas correntes", disse à reportagem da Folha. "O Brasil e o mundo choram por João."

Diante de um pedido para falar da morte de João Gilberto, o presidente Jair Bolsonaro fez um breve comentário. "[Era] Uma pessoa conhecida. Nossos sentimentos à família, tá ok?"

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez coro às manifestações elogiosas ao cantor ao afirmar que João Gilberto revolucionou a música e a cultura no país. "Sua obra, tão vasta quanto criativa, ajudou a formar a imagem do Brasil no mundo", disse em sua conta no Twitter.

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também repercutiu a morte de João Gilberto. "Lamento muito! Uma perda para a música, para o Brasil e para o mundo", disse. 

"Inesquecível João Gilberto. Quanta beleza ele criou", comentou  ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT).

Para Jorge Vercillo, a música de João Gilberto extravasou as fronteiras da bossa nova e teve sua influência notada nos gêneros pop, R&B, lounge, smoth jazz e até no hip-hop.

"João juntou em seu violão o jazz de Cole Porter com as melodias de Tom Jobim, ajudando a criar esse novo padrão harmônico-melódico dissonante que tantos de nós seguimos. A música de João Gilberto não termina na bossa nova", disse Vercillo.

Apesar do debilitado estado de saúde do cantor ter vindo a público há algum tempo, o bandolinista Hamilton de Holanda afirmou que João Gilberto era o tipo de pessoa que não se esperava que um dia pudesse morrer.

"Tive a sorte de conhecer sua música através de meu pai e aprender muito com sua harmonia, sua batida, sua simplicidade. O que ele fez pelo país o eternizou", disse Holanda.

"Todo e total respeito e reverência a essa entidade da música brasileira", escreveu Maria Bethânia ao postar nas redes sociais uma foto em preto e branco ao lado de João Gilberto.

No Facebook, um perfil da neta do cantor Sofia Gilberto, filha de João Marcelo, comentou a perda. “Meu vovô foi o vovô mais amoroso e carinhoso que eu podia ter tido.”

Criada em fevereiro deste ano, a página de Sofia traz raras imagens de João Gilberto junto a sua família.

José Maurício Machline, idealizador do Prêmio da Música Brasileira e por anos amigo de João Gilberto, o vê como o maior responsável pela divulgação da música brasileira fora do país.

“O que sempre me deixou sem ar todas as vezes que via João Gilberto cantar era a maneira como ele dividia letra e melodia. Isso é de uma sabedoria inédita, não existe ninguém que consiga imitar o que João Gilberto fazia", disse Machline, que não via o cantor havia quatro anos.

"Estar com ele era um mistério. Por muitos anos, ele teve um secretário com quem você tinha que marcar para visitá-lo. Mas ele sempre foi muito amável comigo", contou.

No final do dia, Bebel Gilberto, filha de João com a cantora Miúcha, morta em dezembro de 2018, prestou homenagem ao pai em sua página do Facebook.

"Como a gente se divertiu. Obrigada por tudo, por prestar atenção em todas as harmonias e melodias, por amar cada momento da vida como se não houvesse amanhã", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.