Kevin Spacey se livra de acusação de agressão sexual e atentado ao pudor

Decisão era esperada após audiência em que suposta vítima da agressão decidiu manter silêncio para não se incriminar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP

As autoridades retiraram as acusações contra o ator americano Kevin Spacey por atentado ao pudor e agressão sexual contra um jovem em Massachusetts, em um caso que acabou enfraquecido pela própria suposta vítima.

A decisão era esperada após a audiência de 8 de julho, durante a qual a suposta vítima da agressão, em julho de 2016, decidiu manter silêncio para não se incriminar.

Kevin Spacey, com seus advogados Alan Jackson e Juliane Balliro - Nicole Harnishfeger/Reuters

Em carta dirigida ao juiz, o promotor da ilha de Nantucket —onde teriam ocorrido os fatos— justificou sua decisão "devido à falta de disponibilidade da testemunha que apresentou a denúncia".

Foi nesta ilha que o protagonista de "House of Cards" e do premiado filme "Beleza Americana" teria tocado o pênis de um jovem de 18 anos, funcionário de um bar, em julho de 2016, após convidá-lo para uma bebida.

A denúncia por atentado ao pudor e agressão ocorreu no final de 2018, após o surgimento de várias outras acusações de agressão sexual contra jovens seguindo os passos do movimento #MeToo.

Nenhuma das outras acusações, tando nos Estados Unidos como em Londres, levou a um processo penal.

No caso de Massachusetts, o celular da suposta vítima era chave: o jovem o utilizou para gravar a suposta agressão e para comentar com a namorada e um grupo de amigos o ocorrido. Mas o telefone, que a defesa queria examinar, desapareceu.

Consultado sobre o que fez com o telefone e as mensagens na audiência de 8 de julho, o jovem garantiu que não apagou nada, mas quando foi advertido de que qualquer manipulação do telefone poderia significar um processo contra ele, a suposta vítima recorreu à Quinta Emenda da Constituição, que lhe permite manter silêncio para não se incriminar.

A mãe do jovem, a apresentadora de televisão Heather Unruh, admitiu ter apagado algumas imagens do telefone que poderiam envergonhar seu filho antes de entregá-lo à polícia, mas garantiu não ter alterado nada ligado à suposta agressão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.