Descrição de chapéu Flip

Luiz Schwarcz, da editora Companhia das Letras, troca socos com homem na Flip

Confusão aconteceu durante mesa moderada pela historiadora Lilia Schwarcz, esposa de Luiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paraty (RJ)

Luiz Schwarcz​, presidente do Grupo Companhia das Letras, envolveu-se em uma briga dentro na tenda da Flip na manhã desta sexta-feira (12). Schwarcz foi abordado por um homem que, aos gritos, afirmou que era da mesma sinagoga que ele e o xingou de "escroto e filho da puta". ​

Luiz Schwarcz, presidente da Companhia das Letras, durante lançamento do livro "Sobre o autoritarismo brasileiro", de Lilia Moritz Schwarcz
Luiz Schwarcz, presidente da Companhia das Letras, durante lançamento do livro "Sobre o autoritarismo brasileiro", de Lilia Moritz Schwarcz - Marcus Leoni - 27.mai19/Folhapress

Os dois estavam em frente ao palco onde começaria a mesa moderada pela historiadora Lilia Schwarcz, mulher de Luiz. O homem havia entregado a ele um livro, meses antes, e pedira que o editor o enviasse para o escritor moçambicano Mia Couto. Schwarcz se desculpou e disse que não poderia fazer isso.

O homem o interpelou dizendo: “Você tem cara de deprimido” e passou a xingá-lo. Schwarcz empurrou o homem, que reagiu, e aí o editor deu um soco nele.

Procurada, a assessoria da Companhia das Letras afirmou que Luiz lamenta o incidente e pede desculpas pelo transtorno.

Também estavam nas cadeiras perto do palco a atriz Renata Sorrah e a cantora Zelia Duncan. 

Leia a íntegra de texto publicado por Schwarcz em seu blog, no site da Companhia das Letras:

"Antes da abertura da mesa Angico, com as autoras Ayelet Gundar-Goshen e Ayòbámi Adébáyò e mediação de Lilia M. Schwarcz, um senhor me abordou e passou a me agredir verbalmente, pois —segundo ele—, no lançamento do livro "Grande Sertão: Veredas" em São Paulo (09/04), eu teria me recusado a entregar o livro de sua esposa ao escritor Mia Couto. Na minha lembrança este senhor desejava entregar pessoalmente e, mesmo que esta lembrança esteja errada, nunca entrego pessoalmente livros a autores estrangeiros, sempre indicando quem pode fazê-lo na editora.

Após repetir diversas vezes os xingamentos, a mesma pessoa começou a discorrer que sabia que eu sofro de depressão. Neste momento, justamente por ser portador de depressão bipolar leve, não controlei meus sentimentos perante a agressão e o assédio e disse que teríamos que resolver aquele assunto imediatamente. Foi uma atitude infeliz da minha parte, provocada pelas repetidas agressões verbais, enquanto eu apenas aguardava o início do evento.

Presto esse esclarecimento, abrindo detalhes íntimos do meu temperamento, para pedir desculpas à Flip, que faz parte dos orgulhos de minha vida, e ao público. Estou triste com a minha falta de controle e optei por expressar no blog da editora este sentimento."

Erramos: o texto foi alterado

Quem deu o primeiro empurrão foi Luiz Schwarcz, não o homem com quem ele brigou, como escrito em versão anterior deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.