Descrição de chapéu Flip

'Um tsunami vem pintando', diz historiador sobre futuro do emprego no Brasil

José Murilo de Carvalho discute pontos centrais de 'Forças Armadas e Política no Brasil'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paraty (RJ)

Já passava da metade da conferência na Flip de José Murilo de Carvalho, um dos maiores historiadores em atividade no país. A também historiadora Heloisa Starling, uma das mediadoras, lembrou uma entrevista de Carvalho de duas décadas atrás. Àquela altura, ele dizia: “Somos um povo que vive de sonhos desfeitos”.

A partir dessa frase, ela perguntou: “O que deu errado no nosso desejo de futuro?”.

1638881044583701
O historiador José Murilo de Carvalho, durante a mesa 10 - Troia de Taipa, como parte da Flip 2019, em Paraty - Eduardo Anizelli/ Folhapress

“Quantas horas nós temos?”, respondeu o historiador, despertando, mais uma vez, os risos do público do auditório da Matriz, em Paraty. “Me preocupa muito hoje a distância para realizar um país com um mínimo de igualdade e uma democracia estabilizada.”

Muito por conta do entrosamento entre Carvalho e as mediadoras (além de Starling, a socióloga Angela Alonso), houve humor ao longo da conferência. Mas o que prevaleceu foi o sentimento de desencanto. É muito provável que Carvalho tenha protagonizado a mais amarga das conferências dessa edição da Flip até agora.

“Estou organizando um seminário sobre 2050 e penso muito sobre a direção em que estamos caminhando. Tenho visto estatísticas de economia, educação, demografia... Enquanto estamos brigando [refere-se às polarizações políticas], um tsunami vem pintando e não estamos percebendo”, afirmou.

Carvalho completou: “Não são só os 13 milhões de desempregados. São, sobretudo, os milhões que não são mais empregáveis dado o avanço da tecnologia. Como vamos incorporá-los à economia com um país crescendo a 1,5%, 2% ao ano?”.

Antes de expor suas preocupações com o futuro, ele havia falado sobre o passado do país.

Questionado sobre qual seria o “pecado original da República”, título de um de seus livros, Carvalho lembrou que apenas 5% dos brasileiros tinham direito a voto quando houve a proclamação da República, em 1889. “Só na década de 1940 começou uma participação popular mais efetiva nas eleições”, disse.

Carvalho acaba de lançar uma reedição de “Forças Armadas e Política no Brasil”, uma das suas obras mais influentes. No prefácio, escreveu que se trata de “uma nova e mais pessimista interpretação do papel das Forças Armadas na história da nossa República e na construção de nossa ainda claudicante democracia”.

Durante a conferência, ele comentou um dos temas centrais do livro. Segundo o historiador, as Constituições brasileiras têm dado aos militares um papel moderador que não é comum nas grandes democracias liberais. “A tutela militar à nossa República está nas nossas Constituições”, disse. “Em todas elas, há atribuição de força política às Forças Armadas.”

No final da apresentação, Angela Alonso, colunista da Folha, perguntou, com ironia: “Alguma pitadinha de otimismo?”.

“Vocês precisam me dar um desconto porque sou do século passado [ele completa 80 anos em setembro]. Já vivi muitas crises”, brincou.

Logo retomou o tom mais sóbrio: “No país do futuro, não sei se a gente terá futuro. Canudos hoje são os milhões de brasileiros que não têm sido incorporados à economia. Não são mais tratados com canhões [como na guerra do final do século 19], mas, de algum modo, estão fora [da economia]”.   

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.