Espetáculo coloca coro do Municipal em evidência para celebrar seus 80 anos

Mais de cem cantores sobem ao palco do teatro na montagem de 'Ensaio sobre o Lírico'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Danae Stephan
São Paulo

Ao completar 80 anos de existência, o Coro Lírico do Theatro Municipal leva aos palcos do teatro o espetáculo “Ensaio sobre o Lírico”, uma montagem construída sob medida para a celebração de seu aniversário.

O diretor cênico Nelson Baskerville, um dos grandes nomes do teatro brasileiro, propõe uma aproximação do público com esses cantores que geralmente são vistos como uma massa sonora. “A ideia era fazermos com que essa massa aparecesse individualmente”, explica Baskerville. “Quem são essas pessoas, que saem de casa de segunda a sexta, por seis horas por dia, para cantar? Quero desvendar para o público uma curiosidade que sempre tive”, diz.

Nelson coloca em cena os 88 cantores do grupo, e mais de 40 ex-integrantes, além de camareiras e contrarregras, em uma espécie de ensaio aberto: os cantores vão chegando e aquecendo a voz, com suas roupas do dia a dia, enquanto equipe técnica faz os últimos preparativos.“É como se estivéssemos mostrando um dia cotidiano normal. Não usamos as cortinas, quando o público chegar eles vão estar ali aquecendo voz, com suas sacolas e bolsas”, diz Baskerville.

Pouco a pouco, diante da visão da plateia, vão surgindo figurinos e elementos cênicos de óperas já encenadas no Theatro Municipal.

Uma câmera de captação ao vivo acompanha os cantores, dando close em cada um deles, destacando nome, naipe de voz e curiosidades, como os casais que se formaram ali, os cantores estrangeiros, os integrantes mais antigos –alguns com mais de 30 anos de coro.

No programa, trechos de grandes óperas, como "Turandot" –primeira montagem apresentada pelo coro após sua formação, em 1939–, "Nabucco", "La Traviata", "Cavalleria Rustiana" e "Madama Butterfly" –cantado “à bocca chiusa”, ou seja, “de boca fechada”–, além dos réquiens de Mozart e Verdi.

A estreia aconteceu nesta sexta (23) e as apresentações vão até domingo (25). A regência do coro é de Sergio Wernec, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob a batuta de Alessandro Sangiorgi. A direção musical é de Mário Zaccaro.

Ensaio sobre o Lírico

  • Quando Sábado (24), às 20h, e domingo (25), às 18h
  • Onde Theatro Municipal de São Paulo (praça Ramos de Azevedo, s/nº, centro de São Paulo). Tels. (11) 3053-2085, 3053-2090
  • Preço R$ 12 a R$ 40
  • Classificação Livre
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.