Graças a empréstimo, Masp passa a ser museu com maior número de Tarsilas

Com 'Composição (Figura Só)', instituição passa a ter cinco telas da artista brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Obra 'Composição (Figura Só)', de Tarsila do Amaral (1930)

Obra 'Composição (Figura Só)', de Tarsila do Amaral (1930) Divulgação

São Paulo

​Depois da exposição "Tarsila Popular" bater recorde de público da história do Masp e desbancar Claude Monet, as mais famosas obras da artista tiveram de voltar para suas paredes de origem.

Queridinha da exposição, por exemplo, a tela "Abaporu" (1928) pertence ao acervo do Malba, de Buenos Aires. Mas ainda assim, o museu da avenida Paulista é o que soma o maior número de obras da modernista brasileira, com cinco quadros.

Isso graças à mais recente novidade: a tela "Composição (Figura só)", que também esteve na exposição, e que agora foi concedida por três anos pelo colecionador Ronaldo Cezar Coelho. 

O quadro foi pintado em 1930, mesmo ano em que o marido e parceiro intelectual de Tarsila, Oswald de Andrade (1890-1954), a abandonou por Pagu, a escritora Patrícina Rehder Galvão (1910-1962).

Além de "Composição (Figura Só)", há "Trabalhadores" (1938), "Porto 1" (1953), "Autorretrato com Vestido Laranja" (1921) e "Estudo (Nu)", de 1922. As obras devem subir para o segundo andar, para serem expostas nos cavaletes de vidro, nos próximos meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.