Morre aos 86 o ilustrador de Roger Rabbit, diz jornal britânico

Canadense, Richard Williams trabalhou na sequência dos longas de 'A Pantera Cor de Rosa'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ilustrador Richard Williams morreu nesta sexta-feira (17) aos 86 anos em sua casa, em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, segundo o jornal The Guardian. A família anunciou sua morte, sem dizer a causa, ainda de acordo com a publicação. Em sua carreira, ele acumulou três estatuetas do Oscar e três Baftas.

Canadense de Toronto, Williams criou personagens marcantes do filme "Uma Cilada para Roger Rabbit" (1988), como Roger e Jessica Rabbit. Em 1989, ele recebeu diferentes prêmios pelo trabalho.

No Bafta, levou a categoria de Melhores Efeitos Especiais, além de um prêmio especial da academia britânica. E no Oscar, ganhou duas estatuetas, uma de Efeitos Visuais e uma como prêmio especial de realização pela criação dos personagens.

O ilustrador Richard Williams morreu nesta sexta (16), segundo jornal britânico
O ilustrador Richard Williams morreu nesta sexta (16), segundo jornal britânico - Annecyfestival/Youtube

Williams já havia ganhado um Oscar, em 1973, de Melhor Curta-Metragem de Animação pelo título "A Christmas Carol" (1971), baseado na obra de Charles Dickens e por ele dirigido. Em 1958, ele lançou seu primeiro filme, "The Little Island", pelo qual também ganhou um Bafta. 

Ele foi ainda o responsável por animar os clássicos de comédia dos anos 1970 "A Volta da Pantera Cor de Rosa" (1975) e "A Nova Transa da Pantera Cor de Rosa" (1976), além de ter trabalhado em "Casino Royale" (1967).

Durante sua carreira, Williams também escreveu o livro "Manual de Animação".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.