Chef francês Marc Veyrat processa o guia Michelin após perder terceira estrela

Ele alega que a perda aconteceu porque inspetores pensaram que ele havia posto queijo cheddar no preparo de um suflê

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O chef francês Marc Veyrat  processou na Justiça o guia Michelin, a bíblia da gastronomia, depois de perder sua terceira estrela, considerando-se "deprimido".

"Fui desonrado, vi minha equipe chorando. Eles ligam para você um dia sem aviso, sem nada por escrito, para lhe dizer que acabou", disse Veyrat à rádio Inter France nesta terça (24).

Seu restaurante La Maison des Bois, localizado em Manigod, no leste do país, é especializado na cozinha com plantas silvestres.

O chef francês Marc Veyrat em foto de 2018 - JAcques Demarthon/AFP

Ele ganhou a terceira estrela no ano passado —a máxima recompensa gastronômica—, mas em janeiro o guia a retirou. Veyrat já havia criticado publicamente a decisão do Michelin, pedindo a retirada do seu restaurante da publicação.

Segundo o chef, a perda da terceira estrela foi motivada porque os inspetores pensaram que ele havia posto cheddar —um queijo inglês frequentemente preparado industrialmente— no suflê de reblochon, beaufort e tomme, três queijos franceses.

"Coloquei açafrão e o homem que veio achou que era cheddar porque era amarelo. É assim que se chama conhecer o lugar? É uma loucura", disse Veyrat à rádio francesa.

Seu advogado também denunciou que a decisão do guia foi anunciada "sem qualquer notificação prévia", de acordo com um comunicado enviado à AFP.

"É pior do que uma ferida. É uma ofensa profunda. Caí em depressão. Vi minha equipe chorar. É irreparável para mim", disse Veyrat, garantindo que, com sua queixa judicial, pretende forçar o guia a justificar sua decisão.

"Durante décadas, Marc Veyrat se acostumou a ter sua cozinha avaliada, comparada e sabe muito bem que não pode possuir suas estrelas para sempre. Aceita tudo isso, desde que as críticas sejam rigorosas", destacou o advogado Emmanuel Ravanas, para quem Veyrat até agora obteve apenas "respostas aproximativas" do guia.

O Michelin tomou nota desse processo judicial, lamentando as "acusações" do chef. "Entendemos o desapontamento de Veyrat, ao qual ninguém questiona seu talento, enquanto lamentamos sua perseverança irracional quando se trata de acusar e se comunicar ruidosamente. Vamos estudar suas queixas com cuidado e responder com calma", declarou o guia.

A primeira audiência ocorrerá em 27 de novembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.