Descrição de chapéu Livros

Com Fernanda Montenegro e livros LGBT, Festival Mário de Andrade revela programação

Evento, chamado de Virada do Livro, ocorre em São Paulo entre os dias 4 e 6 de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se o universo do livro e da literatura se transformou nas últimas semanas em palco de polêmicas, o novo Festival Mário de Andrade divulgou nesta terça-feira (24) a sua programação atento aos casos recentes.

Também chamado de Virada do Livro, o evento promovido pela Prefeitura de São Paulo tem 150 atividades gratuitas e ocorre de 4 a 6 de outubro na capital paulista.

Uma das atividades principais ecoa justamente a polêmica mais recente: o ataque feito pelo dramaturgo Roberto Alvim à atriz Fernanda Montenegro, que lança a autobiografia "Prólogo, Ato, Epílogo".

A atriz lança o seu livro de memórias no último dia do festival, no Theatro Municipal, e conversa sobre a sua carreira com a jornalista Marta Góes.

As críticas de Alvim, que é apoiador de Jair Bolsonaro e atualmente ocupa o cargo de diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, foram motivadas por uma recente fotografia feita pela revista literária Quatro Cinco Um com a atriz vestida de bruxa numa fogueira de livros. "Fernanda mente escandalosamente, deturpa a realidade de modo grotesco, ataca o presidente e seus eleitores de modo brutal", escreveu Alvim nas redes sociais sobre Montenegro, que foi defendida por artistas e políticos.

Outro destaque do Festival Mário de Andrade relembra a última Bienal do Livro do Rio de Janeiro, quando o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, do PRB, enviou fiscais da prefeitura à feira literária para recolher livros com temática LGBT. Na programação paulistana, uma feira de livros vai ocorrer na região entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça das Artes, com diferentes editoras —entre elas, algumas com iniciativas voltadas para a diversidade LGBT, a questão racial e o feminismo.

Entre as casas confirmadas, estão as mais conhecidas, como Companhia das Letras, Record e Zahar, e também nomes mais próximos do mercado independente, caso das editoras Malê e Reformatório e do projeto Leia Mulheres, por exemplo.

Nos três dias de programação, diferentes escritores participarão de mesas e oficinas, entre eles Mia Couto, Milton Hatoum, Kalaf Epalanga, Angélica Freitas, Alexandra Lucas Coelho e Ryane Leão.

O encerramento, na Praça das Artes, será feito pela empresária Zamaswazi Dlamini-Mandela, neta de Nelson Mandela, vencedor do prêmio  Nobel. Ela conversará com a jornalista Sahm Venter, que reuniu a correspondência de Mandela, e com Lilia Schwarcz sobre o legado do ex-presidente sul-africano.

A programação completa do evento, com endereços e horários, pode ser vista aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.