Morre Elton Medeiros, compositor de clássicos do samba, aos 89, no Rio

O sambista escreveu canções com Cartola, Paulinho da Viola e Zé Keti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O compositor e melodista Elton Medeiros morreu aos 89 anos na noite desta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, por complicações de uma pneumonia. Ele estava internado em uma clínica no bairro de Laranjeiras. A morte foi confirmada pela família.

O carioca era considerado um dos maiores sambistas do Brasil. Ao lado de Cartola, ele compôs o clássico “O Sol Nascerá”. A música é tema da abertura da novela “Bom Sucesso”, atual novela das sete da Globo, gravada por Zeca Pagodinho e Teresa Cristina. 

A canção também foi imortalizada nas vozes de Nara Leão e Elis Regina. O sambista escreveu outras famosas letras do samba, como “Peito Vazio”, "Pressentimento” e “Onde a Dor Não Tem Razão”. Medeiros fez parte do grupo Os 5 Crioulos e trabalhou com Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti.

Parceiros e admiradores de Elton Medeiros fizeram homenagens nas redes sociais. "Com certeza está sendo recebido com uma grande roda de samba!", escreveu Nelson Sargento.

"Hoje o samba perde elegância, criatividade e delicadeza", publicou Vidal Assis, pupilo do sambista e participante do reality de talentos "The Voice Brasil". 

O enterro será nesta quarta (4), às 15h30, no Cemitério do Catumbi, na zona norte da capital fluminense.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.