Descrição de chapéu Televisão

Mistura de 'Glee' com 'House of Cards', série tem Jessica Lange e Gwyneth Paltrow

Em 'The Politician', da Netflix, Ryan Murphy conta história de jovem que disputa eleições no colégio e sonha ser presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Assim como os figurinos exuberantes das séries que levam a sua assinatura, os números em torno de Ryan Murphy chamam a atenção. 

Vencedor de sete prêmios Emmy e cinco estatuetas no Globo de Ouro, o produtor e roteirista americano fechou no ano passado um contrato com a Netflix por US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão). 

Até então, ele trilhava caminho bem-sucedido nos canais da Fox, com produções como “Nip/Tuck”, “Glee” e “American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace”

Um dos primeiros resultados dessa nova fase é “The Politician”, criada por ele ao lado dos antigos parceiros Brad Falchuk e Ian Brennan.

Os três retomam a combinação de comédia e drama protagonizada por jovens, fórmula consagrada por eles em “Glee”. A música, porém, deixa o primeiro plano. Acordes musicais dão lugar a acordos e, principalmente, desacordos políticos. 

Payton Hobart (Ben Platt, de “Dear Evan Hansen”, musical da Broadway) é um estudante ricaço da Califórnia que bota na cabeça que será presidente dos Estados Unidos. Para isso, estuda obsessivamente as trajetórias dos homens que ocuparam a Casa Branca. 

Suas ambições têm o amparo da mãe, Georgina (Gwyneth Paltrow), cuja elegância atende por nomes como Valentino, Gucci e Tom Ford.

Como primeiro degrau para ascender na vida política, Payton tenta se eleger presidente do grêmio da Saint Sebastian High School. Para isso, se reveste de um ar de moralidade e arma estratégias cuidadosas para bater seus rivais.

Payton Hobart é um Donald Trump jovem? Não exatamente, afirma Ben Platt. 

“Como Trump, Payton tem dificuldade em demonstrar empatia, mal consegue olhar para fora de si mesmo. Por outro lado, Payton tem uma visão mais liberal do ponto de vista dos costumes. Nesse sentido, está à esquerda do atual presidente dos EUA”, afirmou Platt em visita recente a São Paulo para promover a série. 

Em baixa nas pesquisas da escola, Payton tira da manga um de seus truques pragmáticos. Para compor sua chapa, ele convida uma garota que luta contra um câncer, situação que lhe garante enorme fã-clube no Instagram. É Infinity Jackson, vivida por Zoey Deutch (“O Plano Imperfeito”).  

Infinity está constantemente sob o olhar atento da avó, Dusty Jackson (Jessica Lange), personagem responsável por alguns dos melhores momentos de “The Politician”. 

Zoey exalta a oportunidade de contracenar com a atriz que venceu duas vezes o Oscar. “Ela sabe usar perfeitamente as pausas. Entende como deve ser a respiração em cena.”   

Para a jovem atriz, a nova série trata da busca da perfeição e da ambição desmedida, motes que alimentam o jogo político desde sempre, seja numa disputa estudantil, seja numa corrida pela Casa Branca. 

Além disso, a produção de Ryan Murphy mostra, com humor, como os limites entre o autêntico e o fake se tornam cada vez menos nítidos. 

“The Politician” é, de certo modo, o encontro de “Glee” e “House of Cards”. A ver se terá fôlego para alcançar o sucesso de uma e de outra.
 

The Politician

  • Quando Estreia nesta sexta (27) na Netflix
  • Classificação 14 anos
  • Autor Ryan Murphy, Brad Falchuck e Ian Brennan
  • Elenco Ben Platt, Gwyneth Paltrow, Zoey Deutch e Jessica Lange
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.