Obra de ouro maciço é roubada em exposição na Inglaterra

Peça fazia parte de mostra do artista italiano Maurizio Cattelan, aberta para o público na quinta-feira (12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma privada toda feita em ouro 18 quilates foi roubada de dentro do Palácio de Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra. O incidente aconteceu na madrugada deste sábado (14), no horário local. A peça fazia parte de uma exposição do artista italiano Maurizio Cattelan, aberta para o público na última quinta-feira (12).

Privada em ouro com papel higiênico ao lado, na parede
Obra "America", roubada na madrugada deste sábado (14) de uma exposição no Blenheim Palace, na Inglaterra - William Edwards - 15.set.2016/AFP

Segundo relatos da polícia local à imprensa, um grupo de pessoas teria usado pelo menos dois veículos para realizar a ação. Um homem de 66 anos foi preso por suspeita de envolvimento no roubo.

A obra, que recebeu o nome "America", estava completamente funcional —os visitantes eram convidados a usá-la. Por estar ligada ao encanamento do palácio, a remoção da peça causou inundação e danos ao lugar, de acordo com a polícia.

O Palácio de Blenheim foi onde nasceu o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill. Os jardins e a construção principal ficam abertos diariamente para visitação, mas o palácio ficará fechado neste sábado devido às investigações do roubo. 

A obra de ouro foi exibida pela primeira vez em 2016, no museu Guggenheim de Nova York. A peça ficou famosa após ser oferecida ao presidente norte-americano Donald Trump pelo curador da instituição após o mandatário solicitar ao museu uma obra de Van Gogh emprestada. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.