No Brasil, vulneráveis são convencidos a abrir mão de direitos, diz economista

Laura Carvalho participou do seminário Democracia em Colapso?, junto com Vladimir Safatle e Ricardo Antunes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Como falar em vigência da democracia com uma corrosão do trabalho que não encontra similitude em nenhuma época do capitalismo?"

A mesa voltada às relações trabalhistas do seminário Democracia em Colapso?, promovido pelo Sesc e pela Boitempo, foi marcada por diagnósticos pessimistas como esse, com que o sociólogo Ricardo Antunes abriu sua fala nesta terça (15).

O mundo marcado por enorme expansão digital em que vivemos tem sido impiedoso com o trabalho, segundo o professor da Unicamp. O resultado se sente no aumento dos postos informais e a "miríade de trabalhos invisíveis e individualizados" como o dos motoristas de Uber e dos funcionários de empresas como Amazon e Rappi.

"A aparência de autonomia cria a figura do empresário de si mesmo: burguês de si próprio e proletário de si próprio", diz o sociólogo, segundo quem há entre 5 milhões e 5,5 milhões de pessoas nesta situação no Brasil hoje. 

Nas suas palavras, a exploração deste tipo precarizado de trabalho, em que o empregado tem pouca rede de proteção contratual e muito estímulo a ampliar as horas trabalhadas, é de intensidade inédita na história.

Para a economista Laura Carvalho, colunista da Folha, o que temos feito diante da conjuntura potencialmente catastrófica é "aproveitar a situação de vulnerabilidade social para convencer pessoas a abrir mão dos seus direitos existentes", reforçando a ideia de que o problema é excesso de Estado. A reforma trabalhista foi alvo de dura e repetida crítica pelos participantes da mesa. 

Laura Carvalho durante a Flip 2018 - Keiny Andrade/Folhapress

Segundo Vladimir Safatle, professor de filosofia da USP, o que cria a figura do "empresário de si mesmo" é a ausência de anteparo social. Se a pessoa fracassa, ela se vê numa situação de "morte social", afirma o professor. "Esse contexto de medo somado à intervenção brutal de um Estado despolitizador gera uma constituição psicológica aterrorizada". 

Ele aponta a proliferação de um sentimento de "solidariedade social negativa", que opera na lógica: "minha situação é precária, então se eu vejo alguém com algum sistema de defesa, entendo isso como um privilégio". 

Safatle rejeita a ideia de que a democracia esteja se corroendo, porque nunca enxergou uma democracia aqui para começar. Segundo ele, o Estado brasileiro sempre tomou para si a função de "perpetuar a estrutura do latifúndio escravagista", fazendo com que parte da população não se sentisse como sujeito, mas como coisa, sem direito a "luto, narrativa, história ou lugar". O recorte decisivo para separar os dois campos, ele aponta, é raça e classe. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.