Descrição de chapéu DeltaFolha

Saiba quais músicas fazem sucesso apenas no Brasil

Estudo da Folha analisou canções que entraram no top 200 desde 2017 no Spotify, em 51 países

Daniel Mariani Fábio Takahashi Simon Ducroquet
São Paulo

A música "Deixe me ir - Acústico", do grupo de rap brasileiro 1Kilo, foi a mais tocada no Spotify do país em outubro de 2017. Cinco meses depois, chegou ao topo "Cem Mil - Ao Vivo", do sertanejo Gusttavo Lima. Em nenhum outro país essas canções alcançaram nem sequer o top 200.

As duas músicas simbolizam a lista de sucessos no Brasil: um amplo domínio de artistas nacionais, com hits que praticamente não entram nas paradas de outros países.

O comportamento do brasileiro ao consumir música, e como os nossos sons chegam a outros países, é tema da série de reportagens Música sem Fronteiras, que a Folha publica a partir desta semana. 

A Folha analisou todas as músicas que entraram nas listas diárias de 200 mais tocadas no Spotify, em 51 países, de janeiro de 2017 a junho de 2019. O Brasil foi o país que menos compartilhou hits no período. Em média, a lista brasileira de hits diários é 19% semelhante a dos demais 50 países analisados no Spotify; a média na amostra é de 31%.

Aqui estão cem músicas que entraram no top 200 brasileiro, mas não em nenhuma lista de nenhum dos outros 50 países.

E aqui está a distribuição, por gênero, das músicas que entraram no top 200 brasileiro (segundo a classificação do Spotify, uma música pode ser classificada em mais de uma categoria).

Gusttavo Lima, em show na 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2019; ele é um dos artistas com grandes sucessos no Brasil, mas pouco fora do país
Gusttavo Lima, em show na 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2019; ele é um dos artistas com grandes sucessos no Brasil, mas pouco fora do país - Francisco Cepeda/AgNews
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.