Amigos recordam Otavio Frias Filho no teatro em lançamento de livro

'Tutankáton + O Terceiro Sinal' traz as peças que marcaram o início e o final do trabalho do jornalista como dramaturgo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com uma conversa sobre o autor, foi lançado na noite desta terça (12), na livraria Tapera Taperá, em São Paulo, o livro “Tutankáton + O Terceiro Sinal”, de Otavio Frias Filho (1957-2018), que foi diretor de Redação da Folha.

A editora Fernanda Diamant, viúva do jornalista e dramaturgo, iniciou o evento agradecendo aos “muitos amigos de Otavio” e explicando a reunião dos dois textos, um do início e outro do final de suas contribuições ao palco. “É um arco da trajetória de uma pessoa apaixonada por teatro”, disse.

Marcelo Coelho, colunista da Folha, falou da “raiva que dá a quantidade de coisas que ele podia ter escrito, podia ter feito e que de alguma forma foi truncada”, não só pela morte aos 61 anos. “Tudo parece truncado na biografia intelectual dele.”

Foi em parte seu tema no teatro, segundo Coelho. “O Otavio nunca foi um iludido, mas essa coisa dos sonhos perdidos, das ambições perdidas, está nas duas produções”, explicou.

“É um pouco assim: Eu tenho um sonho, esse sonho é tão grande e eu o levo tão a sério que o medo de que seja destruído me leva a não concretizá-lo eu mesmo. Esse tipo de armadilha em que ele entrou está encenado nesses textos.”

A atriz Bete Coelho, que atuou na montagem de ambos, enfatizou “a teatralidade de Otavio, que teve a oportunidade de trazer a vida dele” para o teatro, não só na escrita. “Ele se colocou no teatro. Era um frequentador de ensaios, pela paixão que tinha. Esses ensaios homéricos, noite adentro. Ele participou de tudo.”

A diretora e atriz Mika Lins, que realizou a primeira montagem de “Tutankáton”, encerrada no domingo, lembrou que “ele tinha um olhar muito generoso sobre o ator” e a fez, muitas vezes, “reencontrar o orgulho na profissão”. Afirmou que também ela “queria mais, mais peça, um romance”.

TUTANKÁTON + O TERCEIRO SINAL

  • Preço R$ 40 (128 págs.)
  • Autor Otavio Frias Filho
  • Editora Cobogó
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.