Descrição de chapéu
Cinema

Filme alcança cenas impressionantes (e impressionistas) de futebol

'Aspirantes' nem sempre é bem-sucedido, mas o que Rosenfeld consegue, com o uso da câmera lenta e o ângulo aproximado, é um assombro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aspirantes

  • Quando Estreia nesta quinta (28)
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Karine Teles, Sergio Malheiros e Ariclenes Barroso
  • Produção Brasil, 2015
  • Direção Ives Rosenfeld


“Aspirantes”, longa de estreia de Ives Rosenfeld, esteve no Festival do Rio de 2015, mas só agora chega ao circuito comercial. E não há nada no filme que justifique esse atraso.

Temos dois amigos da pequena Saquarema (RJ) que buscam um lugar ao sol no futebol profissional.

Bento (Sérgio Malheiros) é obviamente talentoso, e já está com um futuro armado. Júnior (Ariclenes Barroso) atravessa uma crise com a gravidez da namorada Karine (Julia Bernat), o que atrapalha seu rendimento no time amador da cidade.

O longa nem sempre é bem-sucedido, mas há momentos em que uma verdade rara é alcançada. Nas cenas de futebol, por exemplo. Não é fácil filmar esse esporte traiçoeiro. O que Rosenfeld consegue, com o uso da câmera lenta e o ângulo aproximado, é um assombro.

São imagens que nos levam a perceber também a derrocada de Júnior a partir de seu medo do futuro e da frustração. O orgulho faz com que ele recuse a ajuda do amigo, cujo sucesso aumenta seu ciúme.

O entendimento da amizade entre os dois e das coisas que não controlamos, mas podem dominar nossa mente, é igualmente raro em um diretor jovem. Por isso relevamos a fragilidade de alguns diálogos.

Em determinado momento, Karine discute com a mãe (Karine Teles), depois com o padrasto, todos observados por Júnior, mais próximo da câmera e o único em foco. O diálogo não é grande coisa, mas o enquadramento o transforma.

No final da cena, Karine senta em frente a ele, dentro da área focal, denotando o interesse do diretor, a juventude, enquanto a geração mais velha permanece fora do foco.

É por essas soluções de encenação que os diálogos não incomodam tanto. E é pelas cenas impressionantes (e impressionistas) de futebol que o filme permanece conosco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.