Descrição de chapéu Filmes

Protesto bloqueia pré-estreia do filme de Polanski após nova acusação de estupro

O cineasta foi acusado pela francesa Valentine Monnier de tê-la estuprado depois de espancá-la em 1975

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A estreia do último filme de Roman Polanski na França, nesta quarta (13), foi marcada por protestos, devido a uma nova acusação de estupro contra o diretor, que abalou o apoio de que desfruta na indústria francesa do cinema.

A promoção de "J'accuse", vencedor Grande Prêmio do Júri do Festival de Veneza, foi alterada: seus protagonistas Jean Dujardin e Emmanuelle Seigner, esposa de Polanski, tiveram de cancelar as costumeiras entrevistas.

Manifestantes bloquearam a pré-estreia do filme em um cinema parisiense aos gritos de "estuprador Polanski", enquanto no Twitter circulava um apelo ao boicote da obra.

Protesto na pré-estreia do filme de Polanski - Christophe Archambault/AFP

O cineasta franco-polonês de 86 anos foi acusado na sexta (8) por uma francesa, Valentine Monnier, de tê-la estuprado depois de espancá-la em 1975, na Suíça, quando ela estava com 18 anos, em um testemunho publicado no jornal "Le Parisien".

Denunciando o "séquito incondicional de intelectuais e artistas" que continuam a apoiar o diretor, Monnier disse que decidiu tornar público seu testemunho para contrariar comparações entre o cineasta e seu último filme.

Por meio de seu advogado, Polanski negou essas acusações e disse que estuda uma "ação legal". O diretor também é considerado foragido da Justiça dos Estados Unidos, onde, em 1977, foi acusado de estuprar uma menor de 13 anos. Outras mulheres alegaram terem sido abusadas sexualmente por ele nos últimos anos.

"J'accuse" conta o erro judicial histórico de que o militar judeu Alfred Dreyfus foi vítima no final do século 19 na França, por razões antissemitas.

"Estou familiarizado com muitas das performances do aparato de perseguição exibido no filme", disse o diretor, que afirma ter sido injustamente criticado durante anos pela opinião pública. Um protesto popular o forçou em 2017 a recusar o convite para presidir o Prêmio César, o Oscar do cinema francês.

dois homens de uniforme militar azul se encarando
Cena de 'J'accuse' - Divulgação

A senadora socialista e ex-ministra Laurence Rossignol disse nesta quarta que não irá assistir ao filme. "É um filme que não vou ver porque se pode premiar Polanski com isso. Não se pode virar a página", afirmou, ao convocar o boicote. No Twitter, alguns internautas compartilharam a hastag #BoicotePolanski​, enquanto circulavam outras modificando o título do filme, como "eu abuso".

Outros apoiaram o diretor, de família judia. "É muito sério agredi-lo neste momento, quando há um aumento do antissemitismo na Europa", disse a diretora Nadine Trintignant.

Na pré-estreia oficial de terça, na Champs-Élysées, em Paris, à qual Polanski compareceu, muitos dos convidados disseram "diferenciar o homem do cineasta".

"Venho ver o trabalho do diretor. Não sei se do que é acusado é verdadeiro, ou não", disse uma das espectadoras, Seny Carette.

Mas o escândalo levou a Sociedade Civil de Autores, Produtores e Produtores, da qual Polanski faz parte, a anunciar que estudará medidas contra membros que foram julgados por agressão sexual. "A seriedade do momento força nosso conselho de administração a se expressar", declarou o ARP.

A decisão também veio depois da primeira vez em que uma conhecida atriz francesa, Adèle Haenel, denunciou na semana passada ter sido vítima de um ataque sexual na indústria. Ela acusou o diretor Christophe Ruggia de "assédio permanente", quando ela era adolescente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.