Descrição de chapéu Livros

Ruy Ohtake é eleito para a Academia Paulista de Letras

Ele substitui o também arquiteto Benedito Lima de Toledo, morto em julho deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O arquiteto Ruy Ohtake foi eleito na noite desta segunda-feira o mais novo integrante da Academia Paulista de Letras. Ele ocupa a cadeira de número 39, que pertencia ao também arquiteto Benedito Lima de Toledo, morto em julho deste ano.

Ohtake foi escolhido quase com unanimidade —recebeu 35 votos entre os 37 votantes. Nas palavras de José Renato Nalini, presidente da APL, a escolha foi uma "consagração".

Ruy Ohtake no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo
Ruy Ohtake no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress

Aos 81 anos, o arquiteto filho da artista Tomie Ohtake desenvolveu sua obra a partir a escola paulista de Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.

São assinadas por Ohatke de casas a parques conhecidos de São Paulo, passando por prédios comerciais cheios de cores e espelhos que se destacam no horizonte paulista —caso do hotel Renaissance, do hotel Unique e do Instituto Tomie Ohtake, por exemplo.

O arquiteto é o segundo nome eleito para a instituição em menos de um mês. No fim de outubro, Maria Adelaide Amaral foi escolhida para ocupar a cadeira 35.

Escritora e nome por trás de produções televisivas como "Os Maias" e "A Casa das Sete Mulheres", ela foi eleita para o lugar de Paulo Bomfim, chamado de "príncipe dos poetas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.