OAB protocola ação contra medida que isenta hotéis de taxa sobre músicas nos quartos

Assinada por Bolsonaro, a MP de número 907 acaba com a arrecadação de direitos autorais, pelo Ecad, por obras executadas em hotéis e cabines de navio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Ordem dos Advogados do Brasil apresentou uma ação contra a medida provisória que desobriga hotéis e navios de cruzeiro de pagar direitos autorais por músicas executadas em seus quartos. 

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi apresentada ao STF nesta sexta-feira (20).

Assinada por Bolsonaro, a MP de número 907 acaba com “a arrecadação e a distribuição de direitos autorais a execução de obras literárias, artísticas ou científicas no interior das unidades habitacionais dos meios de hospedagem e de cabines de meios de transporte de passageiros marítimo e fluvial”.

Em novembro, a CCJ realizou audiência pública interativa para tratar sobre projeto de lei que trata de cobrança de direitos autorais por obras executadas em quartos de hotéis e cabines de navios; na mesa: representante da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Walter Bittar, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Paula Lavigne e Nando Reis - Marcos Oliveira/Agência Senado

De acordo com o documento assinado pelo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, "a questão da exploração de direitos autorais em quartos e cabines já está pacificada em nossos tribunais".

Segundo a ação, se no Judiciário a questão já está apaziguada, uma medida provisória não configura "a melhor medida para o necessário debate democrático da matéria". O caminho mais adequado, portanto, seria a tramitação de projeto de lei no Congresso Nacional  —atualmente tramitam no Senado dois projetos, " devidamente instruídos para deliberação em Plenário".

Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o Ecad, com a mudança, a classe artística pode perder recolhimentos que chegam a R$ 110 milhões por ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.