Descrição de chapéu Livros

Presidente turco diz que vencedor do Nobel de Literatura é racista e critica entrega do prêmio

Escritor Peter Handke é criticado por apoio ao antigo presidente sérvio Slobodan Milosevic

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ancara | Reuters

O presidente turco, Tayyip Erdogan, acusou a academia do Nobel nesta terça (10) de recompensar violações de direitos humanos ao conceder o prêmio de Literatura a Peter Handke, que é criticado por apoiar o antigo presidente sérvio Slobodan Milosevic.

A Turquia disse que fará coro a Albânia e Kosovo boicotando a cerimônia de premiação do Nobel para protestar contra a escolha da academia pelo austríaco Handke.

“Dar o prêmio Nobel de Literatura a um racista, que nega o genocídio na Bósnia e defende criminosos de guerra, no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, não terá outro significado além de recompensar violações de direitos humanos”, disse Erdogan

A decisão da academia foi amplamente criticada. Handke, 77 anos, expressou apoio a Milosevic e falou em seu funeral em 2006 após morrer na prisão em meio a um julgamento no tribunal de crimes de guerra da ONU (Organização das Nações Unidas).

Milosevic foi acusado de crimes de guerra ligados às atrocidades e à faxina étnica cometidas por forças sérvias na Bósnia, na Croácia e no Kosovo durante as guerras dos anos 1990 desencadeadas pela desintegração da Iugoslávia.

Na sexta-feira (6), Handke desconsiderou perguntas sobre seu apoio a Milosevic. Nesta terça (10), ele recebe o prêmio equivalente a US$ 935 mil (cerca de R$ 3,8 milhões) e mais tarde comparecerá ao tradicional banquete do Nobel.

Handke é o autor de  "Peças Faladas",  "A Perda da Imagem: ou Através da Sierra de Gredos", "Don Juan (Narrado por Ele Mesmo)" e "Ensaio Sobre o Maníaco dos Cogumelos". Ele ainda fez uma parceria com o diretor Wim Wenders na roteirização do filme "Asas do Desejo" (1987), clássico com anjos que pairam sobre Berlim e observam a cidade e seus habitantes.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.