Vampiros selvagens aterrorizam vila em reedição de HQ clássica de terror

Série de Steve Niles ilustrada por Ben Templesmith completa 15 anos de sua primeira publicação encadernada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena da História em Quadrinhos '30 Dias de Noite', de Steve Niles e Ben Templesmith - Reprodução
Claudio Gabriel

​O horror na HQ. “30 Dias de Noite” começa antes mesmo da invasão de vampiros. Em um pequeno vilarejo do Alasca, a população vive, um mês por ano, totalmente no escuro.

Quando esse período começa, alguns moradores resolvem ir embora, enquanto outros ficam no local. Aproveitando a escuridão, vampiros do mundo inteiro se juntam para atacá-los.

A minissérie completa 15 anos de sua primeira publicação encadernada. Por isso, acaba de ganhar nova versão pela Darskide.

“Eu li um texto no jornal sobre Barrow, no Alasca, e fui imediatamente levado pela ideia de vampiros usando a cidade como alimento”, afirma Steve Niles, criador de “30 Dias de Noite”.

“Eben e Stella [protagonistas da primeira história] e o conceito de vampiros selvagens ou não românticos vieram um pouco mais tarde”.

O primeiro lançamento da obra foi, na verdade, em 2002, quando o mundo das HQs e das editoras independentes vivia um período fértil nos Estados Unidos, com títulos como “Hellblazer” e “Hellboy”.

Esse cenário deu espaço para a IDW Publishing, inaugurada em 1999. Niles e o desenhista Ben Templesmith foram os responsáveis pela primeira publicação da editora. Os dois, até então, haviam feito só pequenos trabalhos.

 

“Eu conheci Ben [Templesmith] online e realmente amei o estilo dele. Ben e eu concordamos, quando começamos ‘30 Dias’, que queríamos tornar nossos vampiros diferentes. Na primeira descrição que escrevi, os chamei de ‘tubarões da terra’”, diz Niles.

“Ben tornou os vampiros cruéis e elegantes ao mesmo tempo. Eu acho que a arte dele é o que fez o quadrinho realmente se destacar. Para mim, ele estabeleceu o padrão de como deveria ser uma história em quadrinhos de terror.”

Na época do lançamento, o horror estava em baixa nos quadrinhos. Após um período de grande sucesso comercial dos anos 1940 até os 1970, ainda havia demanda de histórias do gênero. A influência de “30 Dias de Noite” pode não ter sido direta, mas trouxe a temática de volta à vida.

“Eu recebo muitas cartas e os fãs vêm até mim em eventos e dizem que ‘30 Dias’ os levou aos quadrinhos ou, melhor, de volta aos quadrinhos. Isso é ótimo”, conta o roteirista.

O sucesso da HQ não se deu só em sua trajetória inicial. O universo começou a se expandir, ganhando continuações como os sucessos “Retorno a Barrow” e “Dias Sombrios”, que estão presentes no
 lançamento da Darkside. Ainda foram feitas outras sete minisséries até 2009 e seis livros derivados foram escritos.

“Depois que comecei a pensar sobre isso [a expansão do universo], tive uma ideia de onde queria ir. Mas não queria voltar para Barrow, não queria fazer a mesma coisa”, diz Niles.

O sucesso chamou atenção da indústria cinematográfica, antes mesmo da explosão das adaptações dos quadrinhos de heróis. Em 2007, “30 Dias de Noite” foi lançada como filme, sob o mesmo título e com direção de David Slade. Mais tarde, o cineasta faria outra incursão no mundo dos vampiros, com “Eclipse”, da saga “Crepúsculo”. Ainda houve uma sequência, “30 Dias de Noite 2: Dias Sombrios”.

Mesmo tendo seu trabalho modificado e abordado sob outra ótica, Niles diz ter ficado “bastante emocionado” quando soube das adaptações. Diferentemente de outros autores, diz ter gostado resultado.

“Foi uma experiência muito emocionante e positiva. Os produtores e o diretor me mantiveram informado durante todo o processo, que levou quase sete anos. No final, fiquei muito feliz com o filme, tendo sido uma ótima experiência”, diz.

30 Dias de Noite

  • Preço R$ 79,90 (368 págs.)
  • Autor Steve Niles. Ilustrador: Ben Templesmith
  • Editora Ed. Darkside Books
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.