Bafta, o Oscar britânico, culpa indústria por falta de diversidade entre indicados

Academia por trás do prêmio se defende por ausência de negros nas categorias de atuação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

UOL

Representantes do Bafta, principal premiação do cinema britânico, se mostraram decepcionados com a presença apenas de atores brancos nas indicações anunciadas hoje em Londres. Porém, a situação é vista pela academia britânica como um reflexo de problemas na indústria cinematográfica.

"Gostaríamos que houvesse mais diversidade nas indicações, mas isso continua sendo um problema em toda a indústria", disse a diretora de premiação do Bafta, Emma Baehr, em entrevista à revista Variety.

"Gostaríamos de ver indicações mais diversas e trabalharemos para impulsionar mais o setor. Mas isso não deve desmerecer aqueles que foram indicados este ano", completou.

Prêmio BAFTA
Prêmio BAFTA - Divulgação

Já o presidente do comitê de cinema do Bafta, Marc Varuelson, disse ser "irritante a falta de diversidade nos nomeados por atuações".

"É uma frustração que o setor não esteja se movendo tão rápido quanto certamente toda a equipe do Bafta gostaria", completou, em declaração à revista Variety.

A falta de diversidade nas indicações fez com que a hashtag #BaftasSoWhite (Bafta tão branco) aparecesse entre as mais usadas na manhã desta terça no Twitter. O Bafta enfrentou críticas semelhantes em 2017 e, no ano passado, prometeu agir para conseguir mudanças profundas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.