Avós japonesas e coreanas guiam mostra sobre identidade asiática

Coletivo coreano-brasileiro promove debate em SP sobre ancestralidade e memória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Mitchossó, coletivo coreano-brasileiro, promove na sexta-feira (31) uma exibição de curta-metragens e um debate sobre a influência da ancestralidade na memória e formação de identidades.

O evento, chamado "Ancestralidade Documentada: a Preservação da Memória como Afirmação da Identidade", ocorre na Casa do Povo (R. Três Rios, 252, Bom Retiro), em São Paulo, às 19h30. 

Serão exibidos os curta-metragens "Baachan", de Mariana Suzuki, e "Batchan", de Hugo Katsuo, seguidos de debate mediado por Bia Hong, graduanda em audiovisual que documenta entrevistas com avós coreanas para auxiliar na preservação das histórias de imigrantes. Ambos os curtas retratam a vida e rotina de idosas nipo-brasileiras e discutem os reflexos da ascendência nipônica. 

Idosas japonesas em centro comunitário para pessoas que perderam suas casas no tsunami, em Sendai, no Japão. - Paula Leite/Folhapress

Também participarão do debate Lira Kim, que estará presente para divulgar seu curta "Jib" e o artista Monge Han, autor da HQ "Hamoni", também promovendo seu trabalho. 

O debate trará como principal questão a busca de raízes ancestrais por pessoas amarelas brasileiras e o modo como isso reflete na construção identitária, seja ela individual ou coletiva. 

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link.   

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.