Descrição de chapéu

Baseada em livro de Stephen King, 'The Outsider' tem ritmo arrastado

Série estreia neste domingo (12) na HBO e tem no elenco atriz cotada ao Oscar

The Outsider

  • Quando Estreia neste domingo (12), às 23h, na HBO. Dois episódios exibidos em sequência
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Jason Bateman, Ben Mendelsohn e Cynthia Erivo

Uma cidade pequena tem sua tranquilidade abalada por uma notícia tétrica: o cadáver de uma criança foi descoberto, horrivelmente mutilado. As suspeitas recaem sobre um membro querido da comunidade. O acusado, entretanto, não tem motivos para ter cometido o crime. Um detetive vindo de fora irá esclarecer o caso.

Existem dezenas de séries com premissas semelhantes a essa, disponíveis nas plataformas de streaming. O que faz com que “The Outsider” se destaque é sua grife autoral: Stephen King.

Baseada no livro do mesmo nome (lançado no Brasil em 2018 sob o título “Outsider”), a minissérie da HBO transfere a ação do estado americano de Oklahoma para o da Geórgia, mas mantém —e, segundo alguns, até melhora— a mistura de investigação policial e mistério sobrenatural proposta pelo autor.

Jason Bateman (da série “Ozark”) coproduz, dirige os dois primeiros episódios e faz um dos papéis principais, o professor Terry Maitland. Pacato, casado e com duas filhas, o personagem ainda cumpre outro requisito para ser considerado um cidadão-modelo —é o treinador de um time infantil de beisebol.

No entanto, quando o corpo de um garoto é encontrado em uma floresta, uma trilha de evidências aponta para Maitland. Uma menina o viu entrar ensanguentado em seu furgão. Vídeos gravados por câmeras de segurança reconstituem seus caminhos no dia fatal.

É o bastante para o promotor Ralph Anderson (Ben Mendelsohn, o Talos dos filmes da Marvel, também coprodutor da série) mandar prendê-lo. Essa prisão é feita da maneira mais humilhante possível: durante um treino de beisebol, em frente à família e aos alunos do professor.

Mas logo surge outro vídeo. Na data do crime, Maitland participava de um debate em uma escola, a muitos quilômetros da cena do crime. Também há testemunhas e até impressões digitais que provam sua presença lá.

Uma pessoa pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Stephen King admite que essa ideia pulsava há tempos em sua cabeça. É esse elemento fantástico que diferencia “The Outsider” de suas congêneres, além dos atores de primeira linha.

As mulheres de Maitland e Anderson são vividas, respectivamente, pelas ótimas Julianne Nicholson (do filme “Álbum de Família”) e Mare Winningham (da série “The Affair”). 

Mas o maior trunfo do elenco não está nos dois episódios que a HBO exibe em sequência neste domingo (12): Cynthia Erivo, cotada a uma indicação ao próximo Oscar de melhor atriz por “Harriet”, ainda inédito no Brasil. Erivo interpreta uma personagem recorrente de King: a detetive particular Holly Gibney, que aparece em três outros livros do escritor.

Este repórter teve acesso apenas ao primeiro capítulo da minissérie, o único disponibilizado pela HBO à imprensa brasileira. É bem feito, mas seu clima soturno é prejudicado pelo ritmo arrastado. Com base nele, não é possível recomendar ao espectador comum que assista a “The Outsider”. 

Mas os fãs de Stephen King —que já transformaram em sucessos obras bem menos cuidadas do que essa— provavelmente não terão do que reclamar.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.