Descrição de chapéu Multitela

Documentários e curtas indicados ao Oscar estão no streaming e na internet

Confira os destaques de programação desta terça (14)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para a alegria de alguns e indignação de outros, “Democracia em Vertigem” (Netflix, 12 anos)—a visão pessoal da diretora Petra Costa sobre o impeachment de Dilma Rousseff— está entre os cinco indicados ao Oscar de melhor documentário em longa-metragem. Ele pode ser visto na Netflix, assim como o favorito na categoria: “Indústria Americana” (Netflix, 14 anos), a primeira produção para a plataforma do casal Obama, sobre uma fábrica comprada por chineses nos Estados Unidos.


Hair Love

Um homem negro aprende a pentear o cabelo de sua filha pequena, neste filme enternecedor de Matthew A. Cherry, Everett Downing Jr. e Bruce W. Smith, que concorre ao Oscar de melhor curta em animação.

YouTube, sem classificação


Sister

Outro candidato na mesma categoria, o filme em preto e branco de Siqi Song usa bonecos de feltro e a técnica stop-motion para reconstruir as memórias de infância da diretora. Vencedor de cinco festivais.

YouTube, sem classificação


Life Overtakes Me

Uma doença misteriosa atinge centenas de crianças refugiadas, vindas da região dos Bálcãs, na Suécia: a chamada síndrome da resignação, com sintomas semelhantes ao coma. Esta enfermidade ainda pouco conhecida é o assunto do filme dos diretores John Haptas e Kristine Samuelson, que concorre ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem.

Netflix, 12 anos


Kitbull

Neste desenho animado produzido pela Pixar e dirigido por Rosana Sullivan, um gatinho e um cão da raça pitbull formam uma amizade inusitada. Indicado ao Oscar de curta em animação.

YouTube, sem classificação


Nefta Football Club

No sul da Tunísia, próximo à fronteira com a Argélia, dois irmãos encontram um burro perdido no deserto. O detalhe curioso: o animal usa fones de ouvido. Indicado ao Oscar de curta de ficção, o filme cômico de Yves Piat já acumula mais de 50 prêmios.

YouTube, sem classificação


The Neighbors’ Window

Uma dona de casa frustrada com sua rotina tem sua vida alterada quando um casal jovem se muda para um apartamento em frente ao dela. Indicado três vezes por seu trabalho com documentários, o diretor Marshall Curry agora concorre ao Oscar de curta de ficção.

YouTube, sem classificação

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado, o documentário "Life Overtakes Me" não fala sobre crianças sírias, mas sobre refugiados da região dos Bálcãs.

Siqi Song é uma diretora, e não um diretor. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.