Elba Ramalho e Karol Conka comandam primeiros shows do aniversário de São Paulo

Em cortejo, cantora abre a programação do aniversário de 466 anos da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com um show de cerca de 30 minutos, Elba Ramalho deu início ao chamado Grande Cortejo Modernista neste sábado (25). A atração é uma caminhada gratuita pela cidade e que vai durar o dia todo, o que a torna o principal evento promovido pela prefeitura na comemoração dos 466 anos de São Paulo

Em sua apresentação, a paraibana cantou ao lado da banda Bixiga 70, fazendo o público cantar ao som de músicas como “Anunciação”, “Vem Meu Amor” e “Só Pensa em Namorar”. 

Além de celebrar a cidade, o cortejo também deu início às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. 

Por isso, antes de Elba Ramalho, quem deu a largada ao evento foram Mário de Andrade e Oswald de Andrade, interpretados pela dupla de atores Pascoal da Conceição e José Rubens Chacha. “Fora bom burguês”, anunciaram os modernistas.

A caminhada teve início no Pátio do Colégio, considerado o marco zero da cidade, pois foi ali que há 466 anos ocorreu a missa que deu origem à capital paulista.

Os músicos se apresentaram em cima de um trio elétrico decorado com a réplica do quadro “A Cuca”, de Tarsila do Amaral, e com frases de modernistas —como “devo confessar preliminarmente, que não sei o que é belo e nem o que é arte”, de Mário de Andrade.

Sob o calor da cidade, com termômetros batendo os 28ºC, o público começou a dar outra função ao folder com a programação distribuído pela produção do evento. Depois de algumas dobras, o papel virou um chapéu em muitas cabeças presentes. 

O evento tem seu encerramento às 22h30 e reúne ao longo do dia apresentações da banda Skank, de Ney Matogrosso, do Balé da Cidade, de Zezé Motta, além de blocos de Carnaval, como o Baixo Augusta.

Depois da apresentação de Elba Ramalho, a cantora Karol Conka deu prosseguimento à caminhada e subiu ao palco montado no largo São Bento ao lado de Rashid. Seguindo o verniz modernista da programação, os dois foram anunciados por Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, interpretados pelos atores Rosi Campos e Marcelo Airoldi.

O início do show, porém, foi marcado por problemas técnicos. Rashid pediu desculpas ao público, e a apresentação durou cerca de 20 minutos —com músicas como “Bilhete 2.0”, “Kaça”, “Saudade” e “Tombei”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.