Em 2019, Hollywood teve número recorde de mulheres dirigindo filmes

As artistas representam 10,6% entre diretores dos principais longas do ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jill Serjeant
Reuters

O número de mulheres atrás das câmeras dos filmes de Hollywood saltou para números recordes em 2019, com 12 dirigindo grandes sucessos de bilheteria, incluindo “Frozen II”, “Capitã Marvel” e “As Golpistas”, mostraram dois estudos nesta quinta-feira.

Mulheres representaram 10,6% entre diretores dos principais filmes do ano passado, mais que o dobro da porcentagem em 2018 e a maior porcentagem de diretoras mulheres na última década, concluiu o estudo da Iniciativa Annenberg de Inclusão da Universidade do Sul da Califórnia.

Elas representam 20% de todos os profissionais de direção, roteiro, produção, edição e fotografia nos filmes de maior arrecadação em 2019, subindo de 16% no ano anterior, de acordo com um segundo relatório de autoria do Centro de Estudos sobre Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego.

"Essa é a primeira vez que registramos uma mudança nas práticas de contratação para diretoras femininas nos últimos 13 anos”, disse a autora do estudo Annenberg, Stacy L. Smith.

Os filmes “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig, e “Fora de Série”, de Olivia Wilde, também ajudaram os números recorde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.